Carlos Sousa em 2015-11-13
O termo “empreendedorismo” é frequentemente utilizado como argumento, político e empresarial. Mas importa clarificar o alcance deste conceito, que não se limita aos indivíduos e que deve ser incorporado por todas as organizações.
A nível pessoal, aquilo que possibilita uma evolução contínua e o constante superar de obstáculos é a vontade de fazer cada vez melhor. O mesmo se passa com as organizações, que para se manterem atraentes e competitivas têm que investir, arriscar e adotar modelos inovadores. É o não conformismo que motiva a criação de novas tendências e de uma verdadeira vantagem competitiva.
A gestão documental é um exemplo de investimento, para muitas empresas inovador, que permite poupanças significativas a organizações de todas as dimensões. As estratégias de impressão, quando personalizadas e especializadas, conferem um nível de controlo, agilidade e eficiência às organizações, de outra forma impossível.
Neste sentido, é dever dos fornecedores de serviços de impressão desenvolver soluções avançadas, imaginar abordagens originais e definir estratégias diferenciadoras. Só assim podem trazer uma efetiva mais-valia, redução de custos e uma otimização de recursos que permita aos colaboradores empresariais concentrar-se na sua atividade, confiando nos parceiros externos.
Foi esta atitude que permitiu que se desenvolvessem modelos adequados às PME, que subsituem investimentos iniciais incomportáveis por contratos de apoio especializado e contínuo. Foi o empreendedorismo de empresas tecnológicas que alcançou soluções pioneiras, económicas e de qualidade superior, de monitorização, impressão móvel e eficiência energética.
Empreendedorismo significa criar valor sem o compromisso de seguir modelos convencionais. É precisamente esta a atitude que permite que empresas, sobretudo tecnológicas, contribuam para a sociedade, marquem a diferença e assim sobrevivam às evoluções do mercado.
Empreendedorismo e inovação são portanto conceitos indissociáveis, que se adequam tanto a indivíduos como a organizações. Ambos implicam a visão estratégica de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e dos negócios, através de soluções audazes, revolucionárias e que dêem resposta a problemas concretos.
Carlos Sousa
Chief Executive Officer
OKI Portugal