Jorge Oliveria, Senior Account Executive of Mulesoft na Salesforce Portugal em 2025-4-21

OPINIÃO

Dados e APIs: as chaves para desbloquear Agentes de IA

A IA generativa transformou a forma como as pessoas interagem com a tecnologia através de prompts, e a próxima fronteira irá trazer-nos um impacto ainda maior. Enquanto as organizações refinam as suas estratégias de IA, nós já olhamos para o próximo capítulo e para a emergência do trabalho digital com os agentes de IA

Dados e APIs: as chaves para desbloquear Agentes de IA

Jorge Oliveria, Senior Account Executive of Mulesoft na Salesforce Portugal

Uma empresa com agentes de IA vai operar com uma independência sem precedentes, capaz de responder a dúvidas e de lidar com tarefas complexas de forma autónoma. Esta autonomia vai otimizar os fluxos de trabalho, impulsionar a inovação e quebrar barreiras relacionadas com a necessidade da intervenção humana contínua. Até 2028, a Gartner prevê que 33% das aplicações de software empresarial incluam agentes de IA, em comparação com menos de 1% em 2024, permitindo que 15% das decisões de trabalho feitas no dia-a-dia sejam tomadas de forma autónoma.

No entanto, os agentes de IA são tão bons quanto os dados que possuem. Precisam, por isso, de dados conectados – estruturados e não estruturados – para compreender as dúvidas dos utilizadores e tomar decisões informadas. É aqui que entram a integração e as APIs, construindo uma base sólida para esses agentes.

De acordo com o último MuleSoft Connectivity Benchmark Report, que entrevistou mais de 1.000 líderes de TI em todo o mundo, embora 93% está a implementar ou a planear implementar agentes de IA nos próximos dois anos, a verdade é que enfrentam desafios de integração significativos, que retêm todo o potencial destes agentes. Com uma maioria igualmente elevada, 95% luta com a integração de dados entre sistemas. Em média, apenas 29% das aplicações estão conectadas, o que, de facto, afeta a precisão e a utilidade dos agentes de IA.

Daqui para a frente, quanto mais aplicações e modelos de IA existirem, mais difícil será a integração, com os silos de dados a tornarem tudo ainda mais difícil, limitando o acesso dos agentes aos dados de que necessitam, e levando a resultados menos precisos e úteis.

Os dados desconectados representam assim uma grande pressão sobre os recursos de TI e os líderes do setor tecnológico procuram formas de aumentar a eficiência e a produtividade, pois a carga de trabalho das suas equipas deverá aumentar ao longo do próximo ano. É por isso um verdadeiro desafio equilibrar os recursos atuais com a integração de agentes de IA em centenas de aplicações exclusivas e, ao mesmo tempo, manter esses sistemas.

Alinhar as estratégias de integração e IA permitirá desbloquear todo o potencial dos agentes de IA. As APIs e soluções de integração podem simplificar e unificar uma infraestrutura de dados, permitindo que os agentes de IA acedam a dados críticos e interajam com sistemas e automações existentes. Este passo pode melhorar muito a infraestrutura de TI, permitir a partilha de dados entre equipas e integrar sistemas distintos.

As empresas que integraram com sucesso os seus dados e sistemas, através da utilização de APIs, obtiveram alguns benefícios importantes: aumento da produtividade (49%), resposta mais rápida às necessidades do negócio (49%) e maior geração de receitas (45%). Em média, 50% dos ativos e componentes internos de software de uma organização estão disponíveis para reutilização, o que significa que as empresas podem aproveitar os seus investimentos existentes em vez de começarem do zero.

A ascensão dos agentes de IA não é apenas uma evolução tecnológica, mas uma mudança fundamental na forma como as empresas operam. No entanto, o sucesso desta transformação depende da capacidade das empresas em conectarem os dados e em integrarem sistemas de forma eficiente. Apostar em estratégias sólidas de integração não só maximiza o potencial da IA, como também impulsiona inovação, eficiência e competitividade num mundo cada vez mais digital.

Recomendado pelos leitores

Quando o Idiota é o Chefe!
OPINIÃO

Quando o Idiota é o Chefe!

LER MAIS

As tarifas americanas e a cloud europeia: um sinal de alerta
OPINIÃO

As tarifas americanas e a cloud europeia: um sinal de alerta

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.