Marta Quaresma Ferreira em 2025-1-30
Antecipar o que está para chegar é, provavelmente, um dos maiores desafios dos nossos dias quando falamos de tecnologia, mas, ao mesmo tempo, é também a chave para progredir e garantir o crescimento do negócio e a satisfação das necessidades dos clientes
O crescimento da adoção da inteligência artificial e, em especial, da inteligência artificial generativa, obrigou as empresas e organizações a correrem “atrás” de um comboio a alta velocidade que está a passar e que, num futuro próximo, já terá evoluído, independentemente de quem tenha apanhado boleia. As histórias que ouvimos dos Parceiros no decorrer de 2024 mostravam alguma apreensão, mas também determinação em garantir as necessidades dos clientes. De acordo com dados lançados pela Canalys na reta final de 2024, os investimentos globais em IT deverão crescer 8,3% em 2025, num total de 5,44 mil milhões de dólares, o que representa a taxa de expansão mais elevada desde o período pós-COVID-19. Da parte dos Parceiros, o crescimento entregue em 2025 rondará os 7,1%, um valor inferior ao estimado para o mercado geral, mas que continua a refletir a relevância estratégica dos Parceiros de Canal. A Canalys prevê ainda que a receita de serviços geridos de IT para o Canal cresça, aproximadamente, 13% ano a ano, com o modelo de MSP a evoluir favoravelmente para áreas como a cibersegurança, mas também com capacidade de abraçar desafios crescentes, como é o caso da conformidade e da regulamentação. Tal como Larry Walsh escreve nesta edição especial de Programas de Canal 2025, os Parceiros de Canal são uma peça fundamental junto dos clientes na maximização dos investimentos em tecnologia, ao oferecerem “conhecimento, competências e experiência”, sublinha o CEO, analista-chefe e fundador da Channelnomics. No fim, vão ser estas características a contribuir para criar “grandes experiências para o cliente”, uma vez que os Parceiros serão responsáveis por acrescentar camadas de valor, juntamente com as tendências tecnológicas. Com conhecimento e inovação, o futuro do Canal continua a construir-se, sobretudo com base nas Parcerias e na capacidade de entrega de experiências e resultados dos Parceiros. |