Sérgio Azevedo, Managing Partner da Streamroad Consulting em 2022-2-24

OPINIÃO

MKT & Vendas

Content Syndication: saiba como tirar partido desta tendência do Marketing Digital

Mais do que uma “buzz word”, esta pode ser a solução para fazer passar a mensagem de uma forma otimizada e direta, potenciando às empresas a geração de novos negócios, através da distribuição mais acertada dos conteúdos que pretendem comunicar

Content Syndication: saiba como tirar partido desta tendência do Marketing Digital

Sérgio Azevedo, Managing Partner da Streamroad Consulting

Que empresa não gostaria que a sua mensagem chegasse de forma mais eficaz ao seu destino, de forma a conseguir gerar mais tráfego ao seu site e, assim, criar mais leads e resultados? A resposta a este desafio pode estar no content syndication!

Muitas empresas já trabalham arduamente para criar bom conteúdo, na certeza de que é de valor para o seu público-alvo. Regularmente, publicam esse conteúdo no seu site e nas suas redes sociais, mas, e apesar de todo este esforço, as visualizações acabam por não ser aquilo que esperavam, ou que, inicialmente, definiram como objetivo no seu planeamento de Marketing de Conteúdo.

Uma das tendências de quem trabalha com marketing de conteúdo é achar que basta criar conteúdo para conquistar utilizadores e leads. Mas a verdade é que devemos sempre investir 20% do tempo a criar conteúdo e 80% do tempo a promover o conteúdo criado. E é aqui que reside o valor. Efetivamente, gerar tráfego para o seu site pode ser mais difícil do que parece… e é um problema bastante comum, sobretudo para as empresas que tendem a fazê-lo in house.

Saber distribuir conteúdo

Content syndication é, sobretudo, a distribuição do seu conteúdo noutras plataformas que vão além do seu próprio site.

Esta estratégia de marketing digital está intimamente ligada ao marketing de conteúdo, mas também envolve outras áreas como marketing em redes sociais e SEO.

A grande vantagem de fazer uso desta estratégia é que pode aproveitar o conteúdo já existente para atingir mais pessoas, usando a audiência de outros sites e plataformas para se promover.

Como já referi anteriormente, apesar de sabermos que criar conteúdo relevante é muito importante, é um facto que fazer apenas isso não resolve o seu problema de atração de novo tráfego. É aqui que entra o grande imperativo: investir tempo na divulgação do seu conteúdo, promovendo aquilo que mais interessa ao seu negócio – ou encontrar um parceiro que o faça por si.

Mas, antes de criar uma estratégia de content syndication para geração de leads, é importante entender o seu potencial e limitações.

É óbvio que, ao publicar conteúdo noutro site, estará a aumentar a possibilidade de essa mensagem ser lida. Mas não é garantido que as pessoas que lhe interessam clicarão no seu link; podem apenas ler o conteúdo no site onde este aparece e não visitar o seu site ou landing page, que é na realidade o que lhe interessa.

Como fazer (e não fazer) content syndication?

A forma mais simples de fazer content syndication é fazer publicar o seu conteúdo em diferentes sites e plataformas, sempre adicionando um link de volta a informar que o conteúdo original foi publicado no seu site ou na landing page criada especificamente para esse conteúdo – como uma campanha de produto, por exemplo.

Isto permite ganhar velocidade de expansão do seu conteúdo, atingindo mais pessoas e colocando-o perante uma maior audiência de uma forma rápida, sem grande esforço.

O ideal é sempre esperar uns dias após publicar o seu conteúdo original antes de o colocar noutros sites e plataformas, para que o seu conteúdo seja visto como o original e tenha mais hipóteses de surgir nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa.

Não deve encher o seu conteúdo de links a apontar para o seu site, sob pena de ser visto como spam e penalizado pelo Google e outros motores de busca.

Mas, dito isto, se quer realmente usar a estratégia de content syndication de uma forma profissional, o melhor a fazer é não usar exatamente o mesmo conteúdo e republicá- lo (o que na verdade é mais cross-posting) e sim criar variações do seu conteúdo para plataformas distintas, adicionando-lhes valor.

Há que combinar táticas de marketing de conteúdo, criando algo que gere real valor para o seu cliente, com uma abordagem mais proactiva, incluindo ferramentas como o telemarketing e mail-shots. Para isso, vai precisar da ajuda de uma equipa ou de um parceiro capaz de identificar os melhores conteúdos e canais para potenciais clientes. Se optar pela última opção, poderá, além de beneficiar da expertise de quem percebe do assunto, evitar o tempo e dinheiro gastos na formação da sua equipa.

Em resumo...

A conclusão é que deve aproveitar o content syndication e inclui-lo na sua estratégia de marketing de conteúdo. Esta é uma daquelas estratégias que precisa mesmo de estar no seu arsenal de marketing digital, porque é menos dispendiosa em termos de tempo e traz bons resultados, quando comparada a outras opções.

Mas, antes de criar uma estratégia de content syndication para geração de leads, é importante entender que não chega ter um bom conteúdo e não chega ter uma boa plataforma online – seja esta composta por site, landings ou redes sociais - há que saber tirar o melhor partido de tudo, de uma forma inteligente e estratégica.

Se pretende que as suas ideias e mensagens tenham impacto nos seus clientes e prospects, o content syndication é o caminho a percorrer. Com o tempo, à medida que o seu conteúdo obtém cada vez mais visitas e partilhas, o seu brand awareness sai reforçado.

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