Mathew Faulkner, EMEA Senior Marketing Manager, Professional Print, Canon Europe em 2021-8-26
As marcas estão, mais do que nunca, sob mais pressão para demonstrar o retorno do seu investimento em Marketing. Necessitam que as suas mensagens complexas cheguem a diferentes públicos, utilizando um número crescente de canais e tendo orçamentos limitados; e as campanhas devem, ainda, assegurar resultados mensuráveis rapidamente
Mathew Faulkner, EMEA Senior Marketing Manager, Professional Print, Canon Europe
Perante esta situação, muitos marketers têm dedicado uma maior parte do seu orçamento ao digital – sabendo que é cada vez mais difícil captar a atenção dos consumidores online. Por outro lado, as marcas reconhecem que as suas campanhas são mais eficazes quando integram vários canais e formatos, incluindo conteúdos impressos. Nesse sentido, por que razão a impressão continua a “perder terreno” para o digital? Obtivemos recentemente feedback direto de centenas de decisores de Marketing em toda a região EMEA no nosso relatório “Insight Report – Creating Customer Value”, que ilustra o problema que enfrentam quando procuram incorporar a impressão nas suas campanhas. Sabem que lhes oferece uma vantagem criativa, que é fiável e dá autoridade às suas mensagens – mas ficou claro que a impressão tem um problema de reputação. Muitos marketers veem a impressão como uma opção cara, lenta e inflexível quando comparada com o digital. Apesar de saberem que resulta, é-lhes difícil justificar a sua inclusão nos orçamentos de Marketing por considerarem que é muito difícil de medir; e provar o ROI é fundamental. Existe uma oportunidade real para os fornecedores de serviços de impressão (PSPs) esclarecerem esta questão e ajudarem a impressão a recuperar o seu estatuto no Marketing mix. Para fazer isso, é preciso compreender que perceções erradas existem e estar prontos para as desafiar com argumentos convincentes a favor da impressão. Com base na nossa pesquisa, há cinco mitos principais que precisam de ser banidos:
É possível fazer mais para destacar e explicar o papel de ferramentas como os códigos QR e os URLs personalizados, e começar a “abrir os olhos” dos marketers para as opções que existem, com tecnologias mais avançadas como a Realidade Aumentada. As marcas precisam de ver que há muitas maneiras de tornar a impressão altamente eficaz para levar os clientes para os canais digitais, e que as suas campanhas são mais impactantes quando o digital e a impressão trabalham em conjunto harmoniosamente. Nenhuma empresa pode dar-se ao luxo de assumir que os seus clientes compreendem o alcance total dos seus produtos e serviços, ou que estão perfeitamente conscientes das suas inovações mais recentes. A nossa investigação demonstrou que os compradores querem mais consultoria e inputs criativos por parte dos PSPs, especialmente no que toca a combinar a impressão e o digital – mas nem sempre o pedem diretamente. Ao trabalhar mais para dissipar estas perceções erradas que impedem os marketers de realizar campanhas impressas, os PSPs podem abrir caminho para um diálogo mais criativo e colaborativo com os seus clientes, indo além das encomendas e sendo generosos com a experiência e os conselhos que lhes permitirão alcançar um melhor ROI. Quando melhoramos o diálogo com o cliente e mostramos conhecimento e compreensão das suas exigências, torna-se mais fácil enfatizar a proposta de valor única da impressão, e delinear um papel claro para ela no marketing mix em constante evolução. |