2024-11-18
Um estudo recente revela que a cibersegurança e a proteção de dados são as principais prioridades para as PME que pretendem melhorar a sua agilidade digital. Contudo, adotar novas tecnologias, como a IA, requer novas abordagens à cibersegurança.
Ben Aung, Chief Risk Officer, Sage
Esta é uma oportunidade para as empresas de Canal olharem para a cibersegurança como vantagem competitiva, promovendo estratégias de segurança para os seus clientes. Isso significa melhorar a proteção dos seus produtos, e equipar as PME com o conhecimento para elas se apropriarem e reforçarem a sua capacidade de resiliência e prosperarem na economia digital. Criar confiança com apoio à cibersegurança As PME procuram cada vez mais soluções tecnológicas e aconselhamento especializado para enfrentar os ciber-riscos. Isto ref lete-se numa oportunidade de crescimento para os fornecedores e revendedores de tecnologia, que podem auxiliar na sua gestão: desde a conceção ao apoio contínuo. Ao atuarem como conselheiros de confiança e promoverem soluções de cibersegurança, as empresas de canal podem mitigar os riscos enquanto fortalecem relações com os clientes. Os básicos da higiene em segurança Os incidentes e as fugas digitais ocorrem frequentemente porque os princípios básicos foram negligenciados. Estes passos, aparentemente simples, reduzem significativamente os riscos, mas, apesar disso, muitas PME ainda têm dificuldade em implementá-los eficazmente. As empresas de Canal podem ajudar as PME a ultrapassar este obstáculo: ao compreenderem melhor os riscos de cibersegurança dos clientes e, assim, recomendarem fornecedores que vão ao encontro das suas necessidades; ao garantirem a segurança no momento da implementação da nova tecnologia, em vez de a adaptar mais tarde; e por último, em caso de ataque, ao conseguirem recuperar dados e sistemas, visto que implementam e testam backups e ferramentas de recuperação. A cloud ao serviços das economias de escala A maioria das PME não tem capacidade para monitorizar continuamente os registos de segurança, identificar anomalias ou potenciais ataques – e dar-lhe resposta. As empresas de Canal podem ajudar os clientes a adotar uma abordagem de cibersegurança mais eficaz, dando prioridade a uma estratégia cloud. Os serviços modernos de computação na cloud oferecem economias de escala significativas e recursos de segurança melhorados que, de outra forma, estão fora do alcance das PME. Ao tirar partido da cloud, os clientes podem externalizar inúmeras tarefas de cibersegurança, como a aplicação de patches e atualizações, monitorização da segurança e backups. As empresas de canal garantem que estas soluções são configuradas corretamente desde o início e ajudam as PME a tirar o máximo partido das funcionalidades de segurança disponíveis. Formação personalizada Outra estratégia para acrescentar valor aos clientes é a aposta na formação e sensibilização para a cibersegurança – uma prioridade para as PME quando procuram serviços de consultoria de tecnologia. As empresas de Canal ocupam uma posição privilegiada ao fazerem a interseção entre as necessidades dos seus clientes e a tecnologia que oferecem, permitindo- lhe indicar, identificar ou desenvolver materiais de formação que funcionem melhor nas organizações e culturas de trabalho dos seus clientes. A formação pode abranger diferentes áreas: administração de TI, reconhecimento de emails de phishing e outras ameaças comuns, bem como gestão de crises e riscos de cibersegurança. Paralelamente, os clientes podem receber formação para implementar e gerir soluções de software de forma segura. Um desafio constante Apesar de reconhecerem a cibersegurança como prioridade, a mesma continua a ser um desafio para as PME, por falta de tempo, know-how e recursos. É aqui que as empresas de Canal podem intervir e assumirem um papel enquanto consultores de confiança, simplificando a cibersegurança para os clientes e ajudando-os a colocarem essas medidas em prática. Ao fazêlo, os Parceiros de Canal permitem que as PME se apropriem da sua segurança, melhorando a sua resiliência na economia digital e, ao mesmo tempo, construindo relações mais fortes. |