Jorge Bento em 2022-10-10

OPINIÃO

Editorial

Back on track

Nas últimas semanas, dois grandes eventos na área do IT, a Expo TI Databox e o IDC Directions, tiveram o privilégio de repor a normalidade perdida por mais de dois anos de pandemia

Back on track

A Expo TI Databox foi um dos eventos que, depois de dois anos em regime virtual, voltou no mês de setembro

Foi muito curioso circular no chão de feira destes eventos, porque o ambiente era particularmente entusiástico. Não por um tema do atual clima de negócios ou qualquer outra variável profissional, mas porque as pessoas se reencontraram fisicamente, se cumprimentaram e abraçaram como fazemos com amigos que já não vemos há anos.

Bom, não totalmente assim, até víamos as pessoas, mas dentro de uma janela de videoconferência. Muitas pessoas se conheceram durante a pandemia via Teams ou Zoom e trabalharam entre si intensamente, mas nunca se tinham visto na verdade.

Devia ser mosca, mas foi óbvio alguma surpresa nesses primeiros encontros; alto, baixo, magro, forte? Sim, algumas gargalhadas trocadas quando na verdade se conheceram finalmente velhos “amigos” virtuais.

Claro que todos sabemos que o mundo de 2019 não será o mundo que construímos hoje; muito hábitos mudaram irreversivelmente, muitos litros de gasolina e horas em filas de trânsito serão poupadas, mas é bom ter voltado a ganhar a liberdade.

A pandemia não foi madrasta para os negócios do Canal, dito de forma geral. O que pode ser medido objetivamente – que é o transacional –, seja por que modelo de entrega final for, esteve sempre muito acima da economia em geral, tanto em 2020 como, sobretudo, em 2021 e no primeiro trimestre de 2022.

Com o regresso do mundo presencial houve uma travagem forte do mercado de devices para o S.O.H.O; mesmo o empresarial, que resistiu melhor, não se afigura entusiasmante nos próximos largos meses.

Mas existem agora outras oportunidades para os Parceiros, sobretudo em serviços de valor. É preciso criar uma mentalidade de “Shift From Selling to Serving”.

O papel tradicional comercial ao longo do ciclo de vida do relacionamento com o cliente mudou. Novas funções e competências, como a gestão do sucesso dos nossos clientes, devem ser orientados para os resultados deles. Conhecer o negócio e necessidades do nosso cliente são fundamentais para a renovação, consumo e upsell de contas.

Para muitas organizações, essa pode ser uma nova área de atuação e uma área para aumentar o suporte num Canal em evolução.

 


Jorge Bento

Diretor do IT Channel

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