Duygu Sanaç Keçeci, Product Marketing Manager EMEA, Canon em 2021-3-17
Vivemos um momento importante na indústria de impressão, um tempo de mudança em que as tecnologias emergentes estão a influenciar o futuro
Duygu Sanaç Keçeci, Product Marketing Manager EMEA, Canon
A indústria de impressão é única e foi desenvolvida durante muitos anos, tendo transitado das tecnologias analógicas para as digitais – mas há ainda muito por explorar, e para que continue a crescer e a transformar-se precisamos de novas ideias e estratégias. Uma forma de apoiar este crescimento é atrair a próxima geração. Para mim, a impressão é uma gama de aplicações inovadoras com as quais interagimos nas nossas vidas quotidianas. No entanto, para quem desconheça todas as suas capacidades ou potencial criativo, ela pode ser vista meramente como um livro ou um poster na parede. Quem está fora da indústria não se apercebe do que ‘imprimir’ engloba – que é basicamente tudo, desde calendários a manuais, papel de parede ou aplicações para vidros. De facto, tudo o que lemos que não esteja num ecrã (e não seja uma carta escrita à mão) é impresso – mas se esta é a perceção da impressão, como atrair os jovens talentos para fomentar a inovação futura? A impressão é mais do que uma palavraA impressão está a evoluir rapidamente graças às novas tecnologias como a automação, a RA e a robótica, e são elas que representam oportunidades de futuro. Para atrair colaboradores precisamos de repensar a impressão. Para mim, a palavra limita o alcance do que a impressão é na realidade, e transmite simplesmente o resultado do que fazemos... mas é impossível circunscrever o que a nossa indústria faz numa só palavra. A magia da indústria é todo o seu caminho, que inclui software, hardware e finalização. Deve ser posicionada como uma indústria tecnológica criativa – justamente aquilo de que precisamos para atrair os jovens. Os jovens de hoje são esclarecidos quanto ao mundo digital. Alguns pensam que a impressão é antiquada e não é ‘sexy’, por isso é necessário combinar novas tecnologias com que estejam familiarizados – e que talvez não relacionem com a impressão – para os atrair. Precisamos de falar a sua linguagem e mostrar- lhes o papel que a impressão pode assumir em conjunto com estas plataformas digitais e virtuais, e como eles podem fazer parte deste futuro entusiasmante ao aproximarem as realidades. Atrair a futura força de trabalhoSe fora da indústria há a perceção de que a impressão está a morrer, por que quereria alguém iniciar a sua carreira numa área condenada? O que eles não sabem é que existem muitas oportunidades de crescimento – a indústria não está moribunda, mas sim em constante evolução, e tem um enorme potencial de inovação. Há tantas opções de carreiras dentro da impressão – criatividade e design, análise de dados, tecnologia, engenharia, desenvolvimento de negócio, fidelidade do cliente, marketing – que, independentemente das suas capacidades, qualquer profissional pode encontrar aqui o seu lugar. A responsabilidade de chegar aos jovens recai sobre a indústria da impressão e os grandes fornecedores. Precisamos de explorar formas mais envolventes de relacionar a impressão com os hobbies e interesses das gerações mais jovens. Por que não enviar impressões personalizadas diretamente para as suas casas? Precisamos de estar à sua frente para lhes mostrarmos aquilo que a impressão é realmente capaz de fazer; e demonstrar-lhes como podem fazer parte desta indústria e contribuir para o seu futuro. Inovar com novos talentosÉ muito raro que pessoas de outros setores comecem a trabalhar na área da impressão. As vantagens de contratar no setor são claras – as pessoas conhecem os mercados, os concorrentes e a tecnologia. Mas todo este conhecimento pode ser ensinado e aprendido, e as gerações mais novas adaptam-se rapidamente; a verdadeira urgência está em começar a transmitir conhecimento para ajudar a construir a geração do futuro da impressão. A mudança e a inovação acontecem através da combinação de pessoas e tecnologia. A tecnologia está a evoluir rapidamente, por isso este é o momento de integrar os novos talentos; e não apenas para melhorar as tecnologias, mas também para desenvolver o papel da impressão no futuro. Eles vão trazer-nos inovação e ideias, que vão mudar para melhor as nossas formas de trabalhar e posicionar a impressão como um meio empolgante e que não irá desaparecer. Agora, mais do que nunca, é tempo de fazer parte desta indústria tecnológica criativa e redesenhar o seu futuro. |