Sofia Santos, Senior Consultant, Michael Page em 2020-2-25
Creio que no contexto tecnológico, já todos nós ouvimos falar do termo DevOps. Para muitos, este conceito levanta uma questão importante. Mais do que “o que é?”, devemos perceber como cultivar esta forma de entregar produto tecnológico
Sofia Santos, Senior Consultant, Michael Page
Mas af inal, em que consiste essa função e a cultura que a suporta? O prof issional de DevOps é responsável por otimizar a produtividade dos developers e a confiabilidade das operações, desde a etapa de idealização, passando pelo desenvolvimento, até ao feedback para garantir que o produto atende às necessidades dos clientes. O seu objetivo é a comunicação, colaboração e integração contínua entre as equipas, promovendo a estandardização de processos e implementação mais rápida de novas versões. Isto significa que funções anteriormente isoladas como desenvolvimento, operações de IT, engenharia da qualidade e segurança – atuam de forma coordenada e colaborativa para gerar produtos melhores e mais confiáveis. Tradicionalmente, desenvolvimento e operações são setores diferentes nas empresas e com motivações distintas. O setor de desenvolvimento já evoluiu com a adoção de metodologias ágeis que estão mais alinhadas ao negócio. O setor já consegue entregas rápidas e constantes para atender à expectativa dos clientes por novos recursos e assim valorizar o produto da empresa. A área de operações, por sua vez, deseja o mínimo de alterações possíveis no ambiente de produção, pois podem gerar um novo ponto de instabilidade, o que desvalorizará o produto da empresa. Assim há interesses contraditórios. Um setor quer evoluir e o outro garantir. Em relação às premissas técnicas, um ambiente inf luenciado pela cultura DevOps normalmente segue determinados padrões, como por exemplo a infraestrutura como código, orquestração de servidores, deploy automatizado, gestão de configurações, controlo de versões partilhado entre infraestrutura e desenvolvimento de múltiplos ambiente para sistemas (desenvolvimento, teste, produção), ambientes de entrega e integração contínua (CI/CD) e monitorização do ponto de vista do negócio com processamento adequado dos eventos e métricas. Embora a adoção de práticas de DevOps automatize e otimize processos através da tecnologia, tudo começa com a cultura dentro da organização – e com as pessoas que fazem parte dela. O desafio de criar uma cultura de DevOps exige mudanças profundas na maneira como as pessoas trabalham e colaboram. Mas quando se comprometem com a cultura de DevOps, as organizações podem criar o ambiente ideal para o desenvolvimento de equipas de alto desempenho. Assim, para a adoção da cultura DevOps funcionar, a equipa precisa de confiar no trabalho de todos, distribuir as responsabilidades, respeitar e ser respeitado por todos dentro da equipa, ser sincera sobre eventos e incidentes ocorridos assim como a causa dos incidentes. É importante que haja a consciência de que, quando existe um problema, a responsabilidade é de todos. Assim como, quando temos bons resultados, estes são o ref lexo do trabalho de toda a equipa. Para manter este tipo de ambiente produtivo, é fundamental manter uma postura de comunicação dinâmica e sempre de uma ótica construtiva para incentivar o espírito de colaboração. Evidentemente, a cultura não confere estas competências de imediato a cada um de nós, existem metodologias e ações nossas que nos ajudam a aperfeiçoar este método de trabalho. A metodologia mais comummente associada a esta cultura é a Agile. É de importância - diria quase máxima - que a equipa internalize e adapte métodos ágeis como KANBAN, SCRUM e SAFE para que o dia-a-dia f lua melhor. Além disso, enquanto profissionais, podemos sempre aprofundar o nosso conhecimento em termos de Continuous Integration e Continuous Delivery (CI/CD), sobre configurações e orquestração e ainda, sobre a recolha de dados e processamento de métricas (KPI). Até porque sem métricas não há administração eficiente. Considero que a cultura DevOps é muito interessante e, olhando um pouco para o mercado de trabalho fora da área de Information and Technology, creio que todos podemos aprender um pouco com a premissa. Se trabalhamos em equipa, devemos manter um ambiente propício ao desenvolvimento da equipa e operacionalizar a comunicação entre elementos. |