Jorge Bento em 2022-4-11
A pressão inflacionária já estava ligada ao Canal na medida em que a escassez de componentes, os constrangimentos na cadeia de fornecimento e a alta procura por produtos de tecnologia já conspiravam para aumentar os preços
Pode-se dizer que a inflação chegou ao Canal IT, meses antes de chegar ao carrinho de supermercado do consumidor. A guerra foi o acelerador não antecipável na variável energia, para levar a inflação perigosamente pertos dos dois dígitos. Esse é o nível do botão de pânico! Fabricantes e Parceiros estão algo silenciosos sobre o impacto que a inflação e os aumentos de preços estão a ter nas vendas indiretas. Como vários fabricantes relataram, a necessidade e a procura dos clientes são suficientemente altas para manter o sales pipe. Tome-se, por exemplo, a Dell, que fechou recentemente o seu ano fiscal em nível recorde de volume de vendas. No entanto, a compreensão e a necessidade dos clientes face ao aumento de preços irão apenas até certo ponto. Alguns fabricantes estão a ver os clientes a comprarem alternativas de baixa qualidade para satisfazer as suas necessidades imediatas. Além disso, os aumentos de preços não se traduzem, necessariamente, em resultado líquido. Alguns fabricantes veem que a maioria das suas vendas de Canal passam por preços especiais, com descontos acima do habitualmente praticado. Para os clientes, é uma questão de manter os custos. Para parceiros, trata-se de preservar margens. Mesmo sem pressão inflacionária sobre os preços, muitos fabricantes têm apostado no corte de custos de produção no entry-level. Um velho truque para manter as margens e construir market share é tirar o custo da produção de produtos, trocando componentes por alternativas mais baratas. Os fabricantes dizem que há pouco espaço para cortes de componentes e que os aumentos de custos anulam as poucas oportunidades. Com base nas previsões dos analistas do mercado, acreditamos que a inflação continuará a pressionar os fabricantes e o Canal pelos próximos 18 meses, para além do antecipável a nível macro económico.
Diretor do IT Channel |