Tatiana Leitão da Silva, Managing Consultant Michael Page Information Technology em 2020-5-22
Cada vez mais, manter uma boa reputação online é essencial para procurar um novo trabalho. Certamente, os HR Managers ou Recruiters, irão analisar o perfil dos candidatos nas redes sociais como LinkedIn, Xing, ou até Facebook e Twitter em alguns casos. Assim, é importante tirar partido desta realidade
Tatiana Leitão da Silva, Managing Consultant Michael Page Information Technology
É importante criar um bom perfil profissional e tornar-se conhecido ou ligar-se aos consultores de recrutamento ou HR Managers. Seguem algumas sugestões de como melhorar ou manter uma boa reputação online. Procura de emprego: a importância do LinkedInTanto o LinkedIn como Xing são dois sites formidáveis para reforçar a sua presença profissional na web e criar ou melhorar a sua reputação online. Estas redes sociais foram desenvolvidas especificamente para serem redes profissionais, seja numa perspetiva de procura de empresa, head hunting, divulgação de serviços, entre outros exemplos. Ambas as redes permitem responder a oportunidades de emprego enviando directamente o CV ou o próprio perfil, para além de mostrarem a formação académica e profissional e destacar os pontos mais fortes a nível profissional. Pode tirar-se proveito dos contactos já existentes uma vez que as suas características específicas irão permitir que se conecte com outros profissionais do seu setor. É importante fazer upload de uma fotografia agradável e, acima de tudo, profissional, sem grandes artifícios. Deve escrever-se uma breve biografia que atraia de imediato a atenção de potenciais empregadores, ou recruiters, que saliente os pontos principais do perfil, bem como alguns achievements alcançados. Proteger as informações privadas ao procurar trabalhoÉ cada vez mais comum, como referido anteriormente, que os HR Managers avaliem alguns candidatos procurando o seu perfil nas redes sociais, e não exclusivamente as redes sociais com cariz profissional: na realidade, já várias carreiras começaram e terminaram por causa de informação disponibilizada no Facebook, por exemplo. Por isso é de grande importância cuidar da reputação online. Muitas pessoas utilizam o Facebook como uma plataforma puramente privada, com conteúdo pessoal, desde fotografias, a comentários e partilha de notícias que vão ao encontro das suas convicções. Nada disto é problemático, mas é preciso lembrar que qualquer coisa que seja publicada online pode ser encontrada, é a chamada pegada digital. É relevante rever as configurações de privacidade com frequência, evitar fotografias que possam ser consideradas embaraçosas, evitar fazer comentários ofensivos e, sim tentar ser objectivo ao postar conteúdo. Uma futura oportunidade profissional pode também depender de como se está comprometido em manter uma reputação online. Procura de emprego através de blogsUma das melhores maneiras de promover ou manter a sua reputação online é criar um site ou um blog, algo já bastante comum nas áreas de digital e design. A página pode dizer respeito a qualquer um dos interesses profissionais, desde que também tenha alguma experiência específica na área. Entusiasmo demonstra determinação e criatividade, duas características que as potenciais empresas costumam procurar e valorizar num candidato. É importante vincular a página aos perfis sociais e ao CV e fazer comentários em fóruns temáticos relacionados com a área em particular. Os HR Managers e os consultores de recrutamento geralmente tendem a estar atentos a estas páginas, portanto, qualquer feedback positivo poderá ser útil, sobretudo em áreas onde é difícil atrair o talento. |