Tatiana Leitão da Silva, Managing Consultant, Michael Page Information Technology em 2021-5-17

OPINIÃO

Liderança

A Implementação da IA na Gestão do Talento

A atual realidade da pandemia de COVID-19 mudou completamente as ideias, pré-concebidas, de um local de trabalho tradicional e de diversos departamentos

A Implementação da IA na Gestão do Talento

Uma preocupação crescente nas empresas é a passagem para trabalho remoto, aliada à rápida evolução da transformação digital. As equipas de talent acquisition têm que se adaptar mais depressa do que antes visto, com o intuito de se tornarem mais ágeis e acompanharem as tendências de teletrabalho, que começaram como obrigação, e hoje acabam por ser vistas como um benefício ou requisito. Este mundo em constante mudança, leva a que estas equipas tenham que abrir horizontes, à medida que vários sectores de negócio retomam e desenvolvem novos caminhos.

O ano de 2021, deverá ser o ano em que se avaliam quais as tarefas que ocupam mais tempo à equipa de gestão de talento, nas várias fases do processo de search e de recrutamento. Deverá ser a altura em que se avaliam ineficiências nos processos, como as análises iniciais mais superficiais e os processos com elevado time-to-hire. Pontos que ficaram mais evidentes com esta mudança para digital.

Cada vez mais, as empresas precisam de ágeis e dinâmicas, acompanhando o mercado e as suas tendências. Uma das maiores conclusões de 2020, foi que é impossível determinar a estabilidade de um mercado de trabalho, por mais que esteja em crescimento, no momento, daí a importância de demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação. A implementação de soluções de Inteligência Artificial (IA) veio beneficiar a gestão de colaboradores, algo que foi utilizado da mesma forma tanto por empresas que se mantiveram estáveis, como por empresas que passaram por situações de lay-off e licenças, em sectores com mais dificuldades, demonstrando a sua abrangência.

As soluções de IA permitem automatizar diversas funções e tarefas, como a triagem curricular e, em vários casos, ajudar a equipa a focar-se em funções que apenas poderão ser desenvolvidas por humanos.

O processo de procura de um novo desafio profissional, num mercado cada vez mais competitivo, pode ser desmotivante, tanto para candidatos como para as equipas de talent acquisition. Notou-se mais, sobretudo em 2020, quando as taxas de desemprego aumentaram e muitos candidatos com potencial iniciaram a sua pesquisa ativa. Esta situação levou ao aumento do destaque da tecnologia orientada a Recursos Humanos e nas ações levadas a cabo pelas equipas para encontrarem os melhores talentos.

As novas aplicações de IA conseguem ajudar a criar um processo de recrutamento orientado ao candidato, tornando todo o processo mais eficiente até à fase final. Assim, as empresas conseguem focar-se em questões mais estratégicas como as entrevistas (presenciais ou remotas). É, claramente, mais produtivo e importante, as equipas de recrutamento, focarem-se em entrevistas do que em tarefas que poderão ser facilmente automatizadas. Os departamentos de Recursos Humanos, poderão otimizar as suas responsabilidades, com a automatização com, por exemplo, bots que ajudam a criar e a manter o engagement com os candidatos.

Existem sistemas de machine learning que podem analisar as bases de dados e procurar candidatos já existentes que possam ser adequados a uma posição em aberto atualmente. Estas ferramentas permitem considerar candidaturas anteriores que poderão ainda fazer sentido, ou candidatos interessantes já entrevistados que não avançaram num processo, em vez de iniciar um processo de raíz.

Num mundo de Recursos Humanos em mudança rápida e constante, será cada vez mais importante um elevado nível de eficiência e de otimização, de modo a uma empresa poder manter-se competitiva a atrativa. Assim, as soluções baseadas em AI irão ajudar as empresas a focarem-se nas tarefas mais fulcrais para a evolução no sentido da otimização, as funções que não poderão ser levadas a cabo por software. Estas soluções não irão substituir as equipas de talent acquisition, mas sim alavancar o seu potencial, e permitir uma avaliação imparcial, orientada a dados e on target ao longo dos processos.

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