Sérgio Azevedo, Managing Partner da Streamroad Consulting em 2024-7-23
Todos já percebemos que há um antes e um depois da pandemia. Tudo mudou, tudo é mais rápido, mais exigente, mais imediato. E quem não apanhar o comboio, arrisca-se a ficar na estação a vê-lo passar. É aqui que entra uma aliada de peso: a IA.
A vida profissional agora é outra. Quando antes reuníamos uma vez ou duas por mês com o cliente, agora estamos à distância de um link para o Teams ou Zoom e, de repente, a nossa agenda tornou-se caótica, urgente e muito sobreposta. Partindo do princípio de que todas as reuniões têm razão de ser, de cada uma delas nasce uma proposta, um projeto, um evento, uma campanha. É aqui que faz sentido entrar a Inteligência Artificial. Aliás, o aumento da relevância da IA nos últimos tempos deve-se precisamente ao imediatismo nas respostas e ao crescimento exponencial das solicitações de tarefas e reuniões num mundo que se tornou ainda mais digital e conectado e em que empresas e indivíduos se viram forçados a adaptarem- se rapidamente a novas formas de trabalho e interação. Neste contexto, a inteligência artificial desempenha um papel crucial ao: Automatizar Processos: As empresas podem adotar ferramentas de IA para automatizar tarefas repetitivas, libertando as suas equipas para se concentrarem em atividades mais estratégicas. Isto pode ir desde atendimento ao cliente até à automação de processos internos com RPA (Automação Robótica de Processos). Melhorar a Comunicação: Ferramentas baseadas em IA, como assistentes virtuais e plataformas de videoconferência melhoradas com reconhecimento de fala e transcrição automática, tornaram a comunicação mais eficiente e acessível, independentemente da localização geográfica dos colaboradores. Analisar Dados em Tempo Real: A necessidade de tomar decisões rápidas e informadas está cada vez mais intensa. A IA possibilitou a análise de grandes volumes de dados em tempo real, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas num ambiente de negócios frenético e em constante mudança. Gestão de Tarefas: Plataformas de gestão de projetos impulsionadas por IA ajudam a organizar, priorizar e distribuir tarefas de forma mais eficiente, garantindo que as equipas permaneçam produtivas e alinhadas. Monitorização de Produtividade: As ferramentas de IA podem ser valiosas na monitorização da produtividade dos colaboradores de forma não invasiva, analisando padrões de trabalho e sugerindo melhorias. Realização de Reuniões Virtuais: E por sim as famigeradas reuniões virtuais. Também aqui a IA veio melhorar a experiência das reuniões online com recursos como transcrição automática, tradução em tempo real e análise de padrões de reação, facilitando a comunicação e colaboração entre equipas distribuídas. Em resumo...A inteligência artificial ganhou uma importância inegável nos últimos tempos, transformando a forma como trabalhamos, nos comunicamos e vivemos. O seu papel crucial na automação, análise de dados e facilitação do trabalho remoto destaca o seu potencial de moldar o futuro para empresas e pessoas. No entanto, é essencial abordar os desafios éticos e sociais para garantir que os benefícios da IA sejam amplamente distribuídos e utilizados de forma responsável. Mas uma coisa é inegável: a IA está a proporcionar um novo nível de inteligência e eficiência a todos os setores, incluindo o marketing e vendas, permitindo às empresas não só entender melhor os seus clientes, mas também oferecer experiências mais relevantes e personalizadas, melhorar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento. |