Jorge Bento em 2024-12-09

OPINIÃO

Editorial

2025 – A Bola de Cristal

Há uma expressão muito usada por gestores no Brasil que é “em condições de temperatura e pressão constantes”, o que basicamente quer dizer que, se nada de disruptivo acontecer, uma dada previsão poderá ser atingida

2025 – A Bola de Cristal

Com este mesmo pressuposto, ou seja, apesar de tudo o que está a acontecer geopoliticamente, o negócio segue. É de prever que o Canal de IT em Portugal tenha um futuro próximo desafiante, mas promissor, com 2025 a prometer ser um marco de transformação. A digitalização acelerada, os novos modelos de negócio e o impulso gerado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) criam uma oportunidade única para os Parceiros de Canal consolidarem a sua posição e expandirem o seu negócio, ajudados por uma previsibilidade orçamental do Estado.

O PRR, com um investimento de 2,7 mil milhões de euros destinado à transição digital, ainda tem dois terços por executar até 2026, destinados a alavancar a modernização de PME e entidades públicas, fomentando a adoção de tecnologias como a cloud, automação e inteligência artificial. Este movimento cria uma procura crescente por Parceiros de Canal capazes de fornecer soluções inovadoras e personalizadas, tornando-se peças-chave na execução dos projetos.

A cibersegurança será uma prioridade incontornável, impulsionada pela implementação da Diretiva NIS2 e pelo aumento das ameaças digitais. Os Parceiros de Canal têm aqui uma oportunidade estratégica para oferecer Managed Security Services (MSS), soluções de Zero Trust e serviços avançados de deteção e resposta a incidentes, especialmente para PME que necessitam de apoio especializado.

Ao mesmo tempo, a sustentabilidade emerge como um eixo estratégico. As iniciativas do PRR e as exigências europeias em torno da economia verde estão a incentivar a adoção de tecnologias sustentáveis e de IT circular, criando oportunidades para o Canal em áreas como hardware recondicionado e data centers eficientes.

Contudo, os desafios são reais: o contínuo movimento de consolidação de Parceiros em estruturas multinacionais, a escassez de talento e a rápida evolução tecnológica exigem que os Parceiros invistam em formação e adaptem os seus modelos operacionais. Quem conseguir inovar, capitalizar no PRR e fortalecer Parcerias estratégicas terá um papel de destaque num mercado que deverá crescer perto de 5% em 2025.

Que a “temperatura e pressão” se mantenham estáveis.

Bom 2025 e bons negócios.

 


Jorge Bento

Diretor do IT Channel

Recomendado pelos leitores

“É para começar ontem!” – Estratégias para superar barreiras de recrutamento IT
OPINIÃO

“É para começar ontem!” – Estratégias para superar barreiras de recrutamento IT

LER MAIS

As sanções americanas e a ascensão dos rivais chineses da Nvidia
OPINIÃO

As sanções americanas e a ascensão dos rivais chineses da Nvidia

LER MAIS

Soberania dos dados europeus
OPINIÃO

Soberania dos dados europeus

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.