Há já anos que falamos em paperless, nos paperless offices. Esses paperless não eram mais que iniciativas que partiam de dentro das empresas como tática numa estratégia de inovação, de aumento de produtividade. Era algo de endógeno
Num reconhecido esforço regulatório, a União Europeia continua, incansável, a trabalhar no que será, a nível mundial, o primeiro pacote legislativo para regular a Inteligência Artificial
No ano de 2022, a pandemia da COVID-19 continuará a ter o seu impacto na sociedade, de várias formas e feitios
Não terá passado desapercebida a ninguém a mudança de nome do Facebook para Meta, para indicar a sua aposta no chamado metaverse, ou seja, no cruzamento entre o mundo digital e o mundo físico, na realidade assistida por meios digitais
Se o livro de Milan Kundera “A Insustentável Leveza do Ser” nos fala do livre-arbítrio, da inexistência de uma inevitabilidade e da nossa capacidade de autodeterminação, as notícias recentes sobre a política portuguesa remetem-nos para o que parece ser um ciclo infindável e repetitivo do Estado a impor a sua presença e o seu peso num “fado muito português”, um destino a que nos resignamos
Atualmente falamos e escrevemos muito sobre a união perfeita entre tecnologia e negócio. Parece algo novo, uma regra mágica e inovadora que surgiu com a Indústria 4.0
O cibercrime veio para ficar e tem-se intensificado, sobretudo neste último ano e meio de pandemia e de teletrabalho. O controlo de vulnerabilidades ficou mais difícil porque exige um compromisso adicional dos colaboradores na proteção dos acessos. Do mesmo modo, os ataques às cadeias de fornecimento, aos setores da banca e saúde continuam a crescer
São inquestionáveis os ensinamentos que a crise pandémica nos ofereceu, assim como é louvável a forma célere, inovadora e tecnológica com que aprendemos a encurtar distâncias e a substituir o que era físico pelo virtual. Mas talvez já chegue, não?
Quando refletimos acerca do último ano e meio que vivemos é impossível fugirmos à realidade do COVID-19, que veio impactar de formas inimagináveis o nosso quotidiano pessoal e laboral
O talho tem à porta a indicação clara: ‘Aceitam-se encomendas por WhatsApp’. Parece um sistema moderno para uma empresa de pequena dimensão estar mais perto dos hábitos dos respetivos clientes, mas como se terá comportado o negócio no dia do grande apagão que incluiu o WhatsApp e todas as restantes empresas do grupo do Facebook? Provavelmente, o sistema de encomendas parou. E como esta, milhões de outras empresas foram afetadas em termos dos seus negócios quando estes serviços estiveram em baixo perto de sete horas