2014-11-18

OPINIÃO

2014 a 2020

15 Top Tecnologias Emergentes

As Tecnologias Emergentes desempenham um grande papel na rentabilidade das empresas e nas experiências digitais dos seus clientes. Todavia, os “arquitectos” empresariais lutam contra a velocidade de introdução de novas tecnologias e a constante evolução dos requisitos e estratégias de negócio

15 Top Tecnologias Emergentes

Frank E. Gillett, Vice President, Principal Analyst Serving CIOs

Para progredir, os “arquitectos” corporativos devem passar da agenda de TI, focada na melhoria dos processos internos, para a BT (business technology), agenda focada em clientes cada vez mais poderosos e para as tecnologias emergentes que contribuem para os conquistar, servir e reter.

Este relatório identifica e cataloga o impacto no cliente das Top 15 tecnologias emergentes que irão ajudar as empresas a prosperar na Era do Cliente e fornece recomendações sobre como investir nelas de forma mais eficaz.

Quando tecnologias emergentes convergem, grandes mudanças acontecem

Tecnologias Emergentes isoladas criam oportunidades de inovação, mas grandes mudanças podem acontecer quando várias convergem. Por exemplo:
- O Cloud computing gerou uma disrupção através
da inovação no modelo de negócio;
- Os dispositivos inteligentes colocam os clientes no
comando.

As Soluções de Tecnologias Emergentes originam novas formas de fazer negócio

Enquanto, hoje, o mercado não oferece soluções com toda a tecnologia num único pacote, a Forrester define quatro categorias de tecnologias emergentes, onde os arquitectos corporativos irão ver a convergência tecnológica e eventualmente comprar um “pacote” que satisfaça as suas necessidades:
- Soluções de análise de clientes que incluam o contexto para acções de marketing e em tempo real;
- Soluções de experiência digitais oferecem um cockpit de gestão do ciclo de vida do cliente;
- Soluções de design orientadas para o cliente proporcionam experiências de design em colaboração com o cliente;
- As soluções de “Internet of Things” (IoT) irão oferecer pacotes integrados de processos de negócios.

Tecnologias Emergentes são combustível do sucesso na Era do Cliente

Prosperar, na “Era do Cliente”, exigirá uma boa estratégia e excelente execução para manter-se em sintonia com a evolução do comportamento e expectativas do cliente. Ao longo dos próximos seis anos, os “arquitectos” corporativos irão ajudar as empresas a utilizar as tecnologias emergentes para:
- Transformar a experiência do cliente. Nove tecnologias emergentes têm impacto crítico na criação de experiências transformadoras para o Cliente;
- Acelerar o negócio digital. Três tecnologias emergentes são fundamentais para apoiar o negócio digital, mas muitas outras têm nele alto impacto;
- Abraçar a “consciência móvel”. Para “nutrir” a relação com os clientes receptivos, três tecnologias emergentes são vitais : análise de clientes, gestão de identidades digitais e dispositivos “cool”;
- Orientar o big data para o conhecimento do negócio. Com oito tecnologias críticas emergentes, este apoia-se também numa ampla gama: das tecnologias de infra-estrutura, como a gestão de enormes quantidade de dados, até à Internet of Things.

TOP 15
1. As soluções de análise de clientes transformam a Obsessão-Cliente em acção;
2. A oferta de soluções de experiência digital permite ligar a relação ao Ciclo de Vida;
3. A Tecnologia Emergente facilita o Design orientado para o cliente;
4. As soluções Internet-of-Things dão ao mundo físico controlos e Interfaces digitais;
5. A Conectividade Next-Gen criará um mundo de Coisas conectadas e digitais;
6. A Tecnologia Wearable permitirá ajudar os funcionários e identificar os clientes para um atendimento personalizado;
7. O Interface Natural de utilizador expandirá as Interações entre clientes e funcionários através de Dispositivos;
8. A análise e entrega de Dados em tempo real acentua a necessidade de velocidade;
9. A Análise avançada cria a percepção de que as empresas precisam de se ligar;
10. Gestão de Identidades Digitais irá garantir as interacções de clientes e funcionários;
11. As Plataformas de aceleração de Software e Ferramentas permitem às empresas manter-se a par com os clientes;
12. Os dispositivos avançados de silício permitem uma oferta mais rápida e melhora as capacidades de negócio;
13. Infra-estrutura Software-Definida (SDI) permitirá ao Negócio Digital mover-se de forma mais rápida e ágil;
14. Ferramentas de integração na Nuvem suportam infra-estrutura de nuvem híbrida para o negócio digital;
15. A gestão do Big Data permite contextualizar a introspecção.

Fonte: The Top Emerging Technologies To Watch: Now Through 2020

www.forrester.com

Recomendado pelos leitores

A importância dos serviços geridos no combate ao cibercrime
OPINIÃO

A importância dos serviços geridos no combate ao cibercrime

LER MAIS

Os trabalhos e os dias da Intel, na saída do seu CEO
OPINIÃO

Os trabalhos e os dias da Intel, na saída do seu CEO

LER MAIS

2025 – A Bola de Cristal
OPINIÃO

2025 – A Bola de Cristal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.