2015-11-30
Há uns anos atrás, as tecnologias de Event Stream Processing foram pioneiras no tratamento de grandes volumes de dados em tempo real. Nessa altura, a área do mercado de capitais e dos sistemas de negociação necessitava deste tipo de tecnologia para assegurar o sucesso dos seus negócios.
Entretanto assistimos a novos progressos e evoluções e a verdade é que, hoje em dia, encontramos esta tecnologia em quase todas as indústrias e áreas de negócio, desde o marketing em tempo real, às operações, manutenção até à deteção de fraude. A monitorização remota do consumo energético e dos eletrodomésticos em casa por exemplo, é já uma realidade e pode ser efetuada a partir de qualquer dispositivo móvel. Se, na área da energia e da saúde, encontramos muitos exemplos de aplicabilidade desta tecnologia associada ao universo de conectividade de dispositivos inteligentes e sensores, há uma nova área que está a adotar, de forma muito rápida, a tecnologia de Event Stream Processing. O sector automóvel e dos transportes são a próxima vaga da utilização desta tecnologia. Conectividade entre veículos, soluções inteligentes de transportes, gestores de fluxos de tráfego, gestão eficiente do consumo de combustível, assim como a monitorização remota de qualquer veículo, são áreas cujos novos desenvolvimentos irão assegurar maior segurança, redução de custos e proporcionar maior qualidade de serviço. A Gartner numa publicação sobre arquiteturas de aplicações afirma que durante os próximos anos teremos 50 mil milhões de devices ligados. O que significa que haverá um aumento exponencial de dados disponibilizados por estes dispositivos e que necessitam de ser analisados e interpretados, de modo a obtermos informação útil e, desta forma, associar valor aos processos internos de negócio. Reunir capacidades analíticas, de identificação de padrões e de correlação entre eventos em tempo real é o próximo passo. Estamos a falar do Streaming Analytics. E a verdade é que já existem no mercado algumas soluções que tiram proveito desta tecnologia, com o objetivo de atuar antes de qualquer falha em sistema ou componente crítica. Melhorar a capacidade de oferecer aos clientes o melhor produto, ao melhor preço em tempo real e de acordo com o contexto e comportamento do cliente, é o intuito de inúmeras empresas, sendo que com o tipo de tecnologia acima falada é possível. Na verdade, muitas empresas estão já a desenvolver iniciativas nesta área. Diria que, nos dias hoje, associar esta tecnologia à capacidade de processamento e análise de informação, em tempo real, com a capacidade não só de armazenamento em plataformas de baixo custo (como o Hadoop) mas também de integrar modelos e regras de negócio são condições chave para uma clara vantagem competitiva no atual mercado.
Rui Borges Business Development do SAS Data Management Solutions |