Filipe Frasquilho, Diretor de Desenvolvimento de Negócio Datacenter & Cloud da IP Telecom em 2022-6-20
Como identificar e saber quais os serviços cloud que trazem valor e maximizam os benefícios para as organizações.
Filipe Frasquilho, Diretor de Desenvolvimento de Negócio Datacenter & Cloud da IP Telecom
A constante aceleração para o digital transformou a utilização dos modelos Cloud tradicionais (IaaS, PaaS e SaaS) em soluções simples e básicas que, por vezes, não respondem de forma objectiva e rentável às necessidades e aos desafios das organizações. Conhecer e compreender qual o modelo e os serviços cloud adequados para o negócio no curto e no longo prazo são das principais dificuldades existentes. Quando há mais de quinze anos se iniciou o Boom da externalização dos recursos humanos de IT o chamado Outsoursing, verificamos que passado alguns anos o foco foi alterado para serviços geridos (Managed Services), isto é, mas focado, mais simples e, em princípio, menos oneroso (soluções partilhadas em vez de dedicadas). O mesmo aconteceu com a externalização do Datacenter, primeiro numa ótica de Housing (equipamentos próprios e dedicados em espaço físico partilhado), depois de Hosting (equipamentos alugados em espaço físico partilhado), finalizando na Cloud (Infraestrutura partilhada). Se nos primeiros dois exemplos a motivação era financeira no que toca ao IaaS existe claramente outras motivações com uma importância crescente: agilidade e velocidade. As organizações estão cada vez mais focadas no seu negócio e necessitam de consumir serviços de forma flexível e rápida. O conceito de XaaS (Everything as a Service) que proporciona a interactividade, incrementação e adaptação continua de forma ágil e optimizada de serviços e processos tem ganho uma maior preponderância nos mercados, no entanto este conceito tem alguns desafios para as organizações, nomeadamente a componente transversal de segurança, privacidade e soberania dos dados, mas também com a questão do chamado vendor lock-in onde a organização fica refém dos fornecedores de serviços. É fácil perceber que à medida que o nível de maturidade das organizações aumenta com o uso de vários serviços Cloud, maior é o risco de envolvimento destes para com serviços futuros desta natureza, criando mais dependências entre si e uma probabilidade mais elevada da componente Lock-in. A agilidade e velocidade que estas soluções trazem é fundamental para a resposta que as organizações necessitam. As ofertas locais com presença global, onde seja possível promover a mobilidade sem lock-in, baseadas em soluções de abstração completa que permitam a interoperabilidade entre clouds, está a crescer e a trazer grandes benefícios para as organizações, traduzindo-se no aumento de produtividade, inovação, segurança e consequente redução de custos. Agilidade, velocidade e a segurança e privacidade?Nos dias de hoje colocam-se um conjunto de questões muito importantes: como ser ágil e veloz garantindo a segurança e a privacidade? Quais os modelos cloud que melhor servem a minha organização? Como preparo a minha organização para tirar partido do XaaS? – a resposta está na análise da maturidade e exposição que cada organização tem no seu ecossistema de negócio onde os serviços cloud são fundamentais para a organização dar respostas de acordo com as suas necessidades de inovação e simplificação de processos de modo a estar mais próximo dos clientes, sem perder ou descorar os níveis de segurança e privacidade que a lei obriga, garantindo os níveis que o negócio estabeleceu. Cada organização deve efetuar um assessment do seu nível de maturidade nas componentes de Cibersegurança e privacidade de modo a definir quais os serviços XaaS a utilizar. Qualquer que seja o XaaS (IaaS, PaaS, BaaS, DaaS, DRaaS, etc), a IP Telecom tem a capacidade de ajudar as empresas a identificar onde estão as melhores oportunidades de mudança para serviços cloud com o mínimo de impacto, com segurança, e suportado em equipas próprias especializadas.
Info: iptelecom.pt
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela IP Telecom |