2018-5-30
Os clientes empresariais serão um motor "vital" das vendas de PCs em 2018, diz a Canalys.
Segundo a Canalys, analista de mercado com enfoque no Canal, os ciclos de atualização no mercado doméstico começaram finalmente a estabilizar, e os maiores vendors de PCs têm vindo a focar-se em novas categorias de rápido crescimento, como o gaming e os conversíveis. Do lado empresarial, a migração para Windows 10 continua a impulsionar as renovações, à medida que as empresas se veem forçadas a migrar das arquiteturas Intel Skylake para processadores mais recentes. Em todo o mundo, este ano, haverá uma ligeira queda no número de unidades vendidas de PCs e tablets (398 milhões). Esta é, contudo, a menor queda dos últimos quatro anos. "Os clientes empresariais serão um motor vital de vendas de PCs, em 2018", refere Ishan Dutt, research analyst da Canalys, que aponta as prioridades dos fabricantes: “Estão a rastrear os clientes que ainda usam Windows 7, em primeiro lugar. E vão apostar ainda mais em ofertas de Device-as-a-Service (DaaS), o que bloqueia ciclos de atualização de PC. Mas mudar de um modelo transacional para o contratual é um grande desafio operacional para clientes e Parceiros de Canal, e isso evitará que o DaaS se torne um grande fluxo de receita no curto prazo". Finalmente, diz, "vários fornecedores vão investir no crescimento da plataforma Chrome OS fora dos Estados Unidos este ano, com foco específico no setor de educação". Apesar do recente aumento nas vendas de iPads, a categoria dos tablets continua em declínio, uma vez que os consumidores mostram preferência pelos smartphones enquanto dispositivos móveis principais, recorrendo aos PCs para tarefas de computação mais intensivas. A categoria deverá contrair em quase 3% por ano, em média, entre 2017 e 2022, uma queda de quase 150 milhões de unidades em relação ao pico do mercado em 2014. “Antes um produto centrado no consumidor, os tablets estão rapidamente a assumir uma direção empresarial", aponta Robin Ody, analista da Canalys. “A conetividade, a portabilidade e o tamanho de ecrã dos slate tablets mais baratos proporcionam uma proposta de valor sólida para verticais importantes, como a educação, saúde e retalho". Por norma, diz o analista, estes dispositivos estão restritos a uma única aplicação, para uma função de negócios específica, como um ponto de venda. Porém, diz, "os knowledge workers precisam de mais", o que tem levado os revendedores que endereçam o mercado empresarial a concentrar-se na comercialização de tablets destacáveis, os dois-em-um, como parte de iniciativas de transformação da força de trabalho. No entanto, segundo a Canalys, estes dispositivos ainda representam uma fatia muito pequena do mercado de PCs empresariais, já que os IT managers "ainda enfrentam restrições como preço, número de portas, compatibilidade com periféricos e a perspetiva de gerir um ecossistema de múltiplos sistemas operacionais”, assinala Ody. |