2023-11-09

BIZ

Vendas mundias de tablets aumentam 8% no terceiro trimestre

As vendas globais de tablets registaram um aumento sequencial de 8% no terceiro trimestre de 2023, representando uma recuperação do mercado antes da época natalícia

Vendas mundias de tablets aumentam 8% no terceiro trimestre

De acordo com a Canalys, as vendas mundias de tablets totalizaram 33 milhões no terceiro trimestre de 2023, o que marca uma queda anual de 7%. No entanto, isto representa um aumento sequencial de 8%, indicando uma recuperação do mercado de tablets antes da crucial época de festas, assim como o forte desempenho dos novos participantes no espaço.

“Com a estabilização dos inventários, as vendas de tablets estão a começar a aumentar sequencialmente”, afirma Himani Mukka, Research Managerda Canalys. “Isso é um bom presságio para a próxima temporada de festas, onde os descontos contínuos e os lançamentos de novos produtos deverão levar o mercado de volta ao crescimento ano após ano”.

Segundo Mukka, observou-se uma “mudança nas preferências para dispositivos premium com telas maiores”, que foi influenciada pela “evolução das necessidades dos utilizadores em relação à produtividade e ao consumo de conteúdo”. Além disto, os fornecedores de tablets deverão começar a considerar como uma prioridade “a integração de recursos generativos de Inteligência Artificial (IA) nos seus dispositivos para manter uma vantagem competitiva”.

“Os principais players, Apple e Samsung, já sinalizaram maior intenção de incorporar experiências de IA nos seus portfólios de hardware”, aponta Mukka. “À medida que os PC e os smartphones se preparam para avanços significativos em IA no dispositivo, os fornecedores devem garantir que os seus tablets acompanhem o ritmo para oferecer consistência nas experiências do utilizador e manter a interoperabilidade em todo o ecossistema de dispositivos”.

Os fabricantes de smartphones estão a avançar no mercado de tablets, principalmente os fornecedores chineses com ofertas inovadoras e preços competitivos, destaca a Canalys. No terceiro trimestre de 2023, a Huawei e a Xiaomi ultrapassaram a Amazon no ranking de fornecedores.

A Apple conquistou o primeiro lugar na lista de fornecedores, totalizando 12,5 milhões de vendas de iPads e registando uma participação de mercado de 38% no terceiro trimestre. A segunda colocada, Samsung, vendeu 6,2 milhões de tablets, o que representa uma queda de 6%. Já a Lenovo manteve o terceiro lugar, com 2,6 milhões de tablets vendidos. A Huawei e a Xiaomi ficaram em quarto e quinto lugar, respetivamente, assinalando a estreia da última entre os cinco principais fornecedores com maior crescimento.

Por outro lado, os dados recentes da Canalys revelam que as vendas mundiais de Chromebooks caíram 19%, atingindo 3,5 milhões, no terceiro trimestre de 2023. Isto deve-se ao facto de grande parte do inventário de regresso às aulas foi libertado através do Canal.

A Acer recuperou o primeiro lugar nas vendas de Chromebooks com uma queda relativamente baixa de 16% em comparação com o segundo trimestre. Na segunda posição, a HP sofreu um declínio sequencial mais acentuado (57%), após ocupar o primeiro lugar anteriormente. A Dell manteve o terceiro lugar neste trimestre, sendo que as suas vendas quase corresponderam às da HP, segundo a Canalys. Por fim, a Lenovo e a Asus ocuparam os últimos lugares nas cinco primeiras classificações.

“A trajetória de crescimento dos Chromebooks mudou rapidamente para pior no terceiro trimestre de 2023, à medida que as remessas caíram 40% em termos trimestrais, após a anteriormente forte procura educacional do mercado dos EUA”, comenta Kieren Jessop, analista da Canalys. “No início deste ano, os OEMs correram para pré-construir modelos antes do aumento na taxa de licença do ChromeOS e para aproveitar a rodada final de financiamento do Fundo de Conectividade de Emergência do governo dos EUA. Mas a consequência foi uma forte descida no terceiro trimestre, uma vez que grande parte do inventário acumulado ao longo do ano já foi eliminado”.

Jessop acrescenta ainda que, recentemente, a Google anunciou “laptops Chromebook Plus, com o dobro do desempenho dos Chromebooks padrão, mas ainda com preços firmes para o segmento inferior”. A série Plus, que oferece recursos de IA centrados na melhoria da experiência de videochamada, remete para o “esforço mais recente da equipa do Chrome para aumentar a sua posição fora dos segmentos de educação e consumo, que continuam a representar mais de 80% das vendas de Chromebooks”.

“As máquinas Chromebook Plus provavelmente terão melhor desempenho no segmento de pequenas empresas do que os seus antecessores. Mas eles enfrentam uma concorrência acirrada, já que a mais recente obsessão da indústria de PC por dispositivos habilitados para IA pode ser difícil para os Chromebooks acompanharem”, conclui Jessop.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vendas mundiais de PC continuam em declínio no terceiro trimestre de 2023
BIZ

Vendas mundiais de PC continuam em declínio no terceiro trimestre de 2023

LER MAIS

Vendas globais de wearables recuperam com crescimento de 8,5% no segundo trimestre de 2023
BIZ

Vendas globais de wearables recuperam com crescimento de 8,5% no segundo trimestre de 2023

LER MAIS

Vendas mundiais de smartphones vão atingir o volume mais baixo numa década
BIZ

Vendas mundiais de smartphones vão atingir o volume mais baixo numa década

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure
BIZ

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.