2020-6-18

BIZ

Vendas mundiais de smartwatches crescem 12%

Apesar da pandemia do novo Coronavírus, as vendas de smartwatches em todo o mundo cresceram 12% no primeiro trimestre de 2020, indica a Canalys

Vendas mundiais de smartwatches crescem 12%

As vendas mundiais de smartwatches atingiram as 14,3 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2020, um aumento de 12% em relação ao ano anterior, apesar da COVID-19, refere a Canalys. Embora as vendas da Apple tenham caído 13%, os seus smartwatches continuam a ser os mais utilizados em todo o mundo; o WatchOS ganhou quatro milhões de novos utilzadores ativos durante o trimestre, elevando a base instalada total para cerca de 70 milhões. Nos próximos três meses, os vendas do Apple Watch desde que a primeira unidade foi lançada vão atingir as cem milhões de unidades.

Vendas Mundiais de Smartwatches (Q1 2020)

Fabricante Vendas Q1 2020 (milhões) Quota de Mercado Q1 2020 Vendas Q1 2019 (milhões) Quota de Mercado Q1 2019 Crescimento Anual
Apple 5,2 36,3% 6,0 46,7% -13%
Huawei

2,1

14,9% 1,0 7,9% +113%
Samsung 1,8 12,4% 1,2 9,6% +46%
Garmin 1,1 7,3% 0,8 5,9% +39%
Fitbit 0,9 6,2% 1,1 8,9% -21%
Outros 3,3 22,8% 2,6 20,8% +24%
Total 14,3 100% 12,7 100% +12%

Nota: devido a arrendodamentos, a soma das percentagens pode não ser igual a 100%.
Fonte: Canalys Wearable Band Analysis (sell-in shipments), maio de 2020

 

Esta é a primeira vez que a América do Norte corresponde a menos de um terço das vendas mundiais de relógios inteligentes. O analista da Canalys, Vincent Thielke, explica que “a forte procura no exterior por smartwatches ajudou a compensar o lento desempenho do Apple Watch na Europa e na América do Norte, devido aos clientes da Apple voltando a sua atenção para os AirPods como um acessório obrigatório. A Samsung e a Garmin aumentaram a venda no primeiro trimestre para esses mercados. Noutros mercados, foram a Apple e a Huawei a conseguir captar o maior número de novos utilizadores. A Apple recebeu um impulso das suas mais recentes Parcerias com operadoras no sudeste da Ásia e na América Latina, e a Huawei incluiu o seu smartwatch nas compras do seu mais recente smartphone P40. Como os fornecedores de smartphones Android nos mercados emergentes enfrentam uma concorrência crescente de fabricantes como a Xiaomi, a Oppo e a Vivo, o Apple Watch está a bloquear uma porção crescente da base iOS, oferecendo maior garantia de futuras atualizações do iPhone”.

As vendas de smartwatches na China cresceram 66% no primeiro trimestre de 2020, rivalizando com as vendas norte-americanas. A analista de pesquisa Cynthia Chen afirma que “os fornecedores atenderam grandes pedidos de LTE antes do Ano Novo Chinês como parte da mudança para a cobertura nacional de eSIM, enviando 2,5 milhões de smartwatches celulares. Os modelos celulares permitiram à Xiaomi e à Apple aumentar as vendas de smartwatches de trimestre para trimestre, algo que é sem precedentes, já que o quarto trimestre é tradicionalmente a época alta da China para vendas de smartwatch. Esperamos que a China seja o principal impulsionador do crescimento do mercado de relógios inteligentes em 2020, como resultado da sua economia fortemente recuperada e de um impulso maior por parte dos players locais, incluindo a Huawei, a Xiaomi e o novato Oppo”.

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