2020-6-18
Apesar da pandemia do novo Coronavírus, as vendas de smartwatches em todo o mundo cresceram 12% no primeiro trimestre de 2020, indica a Canalys
As vendas mundiais de smartwatches atingiram as 14,3 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2020, um aumento de 12% em relação ao ano anterior, apesar da COVID-19, refere a Canalys. Embora as vendas da Apple tenham caído 13%, os seus smartwatches continuam a ser os mais utilizados em todo o mundo; o WatchOS ganhou quatro milhões de novos utilzadores ativos durante o trimestre, elevando a base instalada total para cerca de 70 milhões. Nos próximos três meses, os vendas do Apple Watch desde que a primeira unidade foi lançada vão atingir as cem milhões de unidades.
Nota: devido a arrendodamentos, a soma das percentagens pode não ser igual a 100%.
Esta é a primeira vez que a América do Norte corresponde a menos de um terço das vendas mundiais de relógios inteligentes. O analista da Canalys, Vincent Thielke, explica que “a forte procura no exterior por smartwatches ajudou a compensar o lento desempenho do Apple Watch na Europa e na América do Norte, devido aos clientes da Apple voltando a sua atenção para os AirPods como um acessório obrigatório. A Samsung e a Garmin aumentaram a venda no primeiro trimestre para esses mercados. Noutros mercados, foram a Apple e a Huawei a conseguir captar o maior número de novos utilizadores. A Apple recebeu um impulso das suas mais recentes Parcerias com operadoras no sudeste da Ásia e na América Latina, e a Huawei incluiu o seu smartwatch nas compras do seu mais recente smartphone P40. Como os fornecedores de smartphones Android nos mercados emergentes enfrentam uma concorrência crescente de fabricantes como a Xiaomi, a Oppo e a Vivo, o Apple Watch está a bloquear uma porção crescente da base iOS, oferecendo maior garantia de futuras atualizações do iPhone”. As vendas de smartwatches na China cresceram 66% no primeiro trimestre de 2020, rivalizando com as vendas norte-americanas. A analista de pesquisa Cynthia Chen afirma que “os fornecedores atenderam grandes pedidos de LTE antes do Ano Novo Chinês como parte da mudança para a cobertura nacional de eSIM, enviando 2,5 milhões de smartwatches celulares. Os modelos celulares permitiram à Xiaomi e à Apple aumentar as vendas de smartwatches de trimestre para trimestre, algo que é sem precedentes, já que o quarto trimestre é tradicionalmente a época alta da China para vendas de smartwatch. Esperamos que a China seja o principal impulsionador do crescimento do mercado de relógios inteligentes em 2020, como resultado da sua economia fortemente recuperada e de um impulso maior por parte dos players locais, incluindo a Huawei, a Xiaomi e o novato Oppo”. |