2015-4-13

BIZ

Vendas mundiais de PCs caem 5% no primeiro trimestre do ano

De acordo com a consultora Gartner, registou-se no primeiro trimestre de 2015 uma quebra de 5,5% nas vendas, mundialmente. Na EMEA, o mercado caiu 4,4%

Vendas mundiais de PCs caem 5% no primeiro trimestre do ano

Na EMEA foram vendidas 21.7 milhões de unidades no primeiro trimestre do ano, com uma queda de 4.4% em relação ao período homólogo.

As vendas de PCs nos primeiros três meses 2015 totalizaram as 71.7 milhões de unidades, o que se traduz numa queda de 5,2% face ao mesmo período de 2014. A Gartner atribui esta diminuição ao fim do ciclo de substituição de PCs induzido pelo fim do suporte ao Windows XP. “No entanto, tal não significa que as vendas de PCs se mantenham fracas. Portátéis, incluindo notebooks, híbridos e tablets Windows cresceram, em comparação com há um ano”, refere Mikako Kitagawa, analista da Gartner. “Os resultados do primeiro trimestre suportam a nossa projeção de que haverá um declínio moderado das vendas de PCs em 2015, que levará a um crescimento lento e consistente durante os próximos cinco anos”.
As vendas de PCs serão impulsionadas pelos notebooks leves e finos, com funcionalidades tablet, com a Gartner a apontar um crescimento forte dos notebooks híbridos no mercados maduros durante o primeiro trimestre.

A Lenovo e a HP foram os dois únicos fabricantes a registar um aumento das vendas no primeiro trimestre. A Gartner indica que o fabricante asiático teve o seu maior crescimento na Europa, na EMEA e nos EUA, tornando-se num dos principais providers de notebooks híbridos. A HP manteve a sua posição de liderança nos EUA e EMEA, apesar de ter perdido quota de mercado nesta última devido ao crescimento da Lenovo na região – aliás, o único fabricante a registar um crescimento de dois dígitos, impulsionado pelas vendas no consumo.

Na EMEA foram vendidas 21.7 milhões de unidades no primeiro trimestre do ano, com uma queda de 4.4% em relação ao período homólogo. Este foi o primeiro trimestre com quebra nas vendas, após quatro trimestres consecutivos de crescimento em 2014, com esta zona a sofrer também com o fim da substituição dos PCs motivada pelo XP.

A da Dell foi um dos fabricantes mais afetados por este cenário, sobretudo devido ao fim da substuição de desktops profissionais.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal
BIZ

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal

LER MAIS

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África
BIZ

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.