2023-4-12
De acordo com a Canalys, no primeiro trimestre de 2023, as vendas mundiais de PC através do Canal caíram 33%
O primeiro trimestre de 2023 trouxe mais turbulência ao mercado global de PC, com as vendas totais de desktops e portáteis a caírem 33%, para 54 milhões de unidades, representando o quarto trimestre consecutivo de quedas anuais de dois dígitos. O fraco quarto trimestre de 2022 estendeu-se para o novo ano, uma vez que a procura por PC permaneceu fraca e o Canal avançou com a libertação de stock como prioridade principal. Das categorias de produtos, as vendas de notebooks sofreram um grande declínio, caindo 34% em relação ao ano anterior, para 41,8 milhões de unidades. As vendas de desktop tiveram um desempenho ligeiramente melhor, passando por uma queda de 28% para 12,1 milhões de unidades. A Canalys espera que o primeiro trimestre de 2023 represente o maior declínio de vendas para o mercado mundial de PC este ano, com a recuperação a começar no segundo semestre deste ano e a ganhar impulso em 2024. “A maioria dos problemas que afetaram o setor no segundo semestre do ano passado estendeu-se para o início de 2023”, explicou Ishan Dutt, analista sénior da Canalys. “Os Parceiros de Canal indicaram que os seus níveis de stock foram reduzidos, mas permanecem altos em termos absolutos. 39% dos Parceiros inquiridos pela Canalys em janeiro de 2023 relataram ter mais de cinco semanas de stock de PC, com 18% a relatar nove semanas ou mais. Enquanto isso, a procura em todos os segmentos de clientes permanece reduzida, com mais pressão decorrente de novos aumentos nas taxas de juros nos EUA, Europa e outros mercados, onde a redução da inflação é uma prioridade. Consumidores e empresas vão permanecer cautelosos sobre os gastos com novos PC no curto prazo, com uma recuperação significativa do mercado esperada apenas durante o quarto trimestre de 2023. O mercado de PC tem fundamentos sólidos para impulsionar o crescimento a longo prazo, com volumes de vendas superiores à era pré-pandêmica. Uma base instalada muito maior pós-COVID-19, a transição para o Windows 11 e a atualização e a nova procura da educação digital serão os principais impulsionadores à medida que a economia global entrar num período de recuperação em 2024 e nos anos seguintes”. A Lenovo, com uma quota de mercado de 24%, liderou o mercado de vendas de desktops e notebooks, mas sofreu um grande declínio anual de 30%, com queda de 12,7 milhões de unidades. Já a HP conquistou o segundo lugar, passando por uma queda menos dramática de 24%, para 12 milhões de unidades vendidas. A terceira colocada Dell registou vendas de 9,5 milhões de unidades, queda de 31%, e ficando abaixo da marca das dez milhões de unidades pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2018. Por seu lado, a Apple enfrentou o maior declínio entre os cinco principais fornecedores, com as vendas totais de Macs a cair 46 % para quatro milhões de unidades. A Asus garantiu a quinta posição com 3,9 milhões de unidades vendidas. |