2023-1-11
De acordo com a Canalys, e apesar da descida em relação a 2021, as vendas de PC através do Canal em todo o mundo durante o ano de 2022 foram superiores ao registado antes da pandemia
O mercado global de PC terminou 2022 em baixa, com as vendas totais de desktops e portáteis a cair 29%, para 65,4 milhões de unidades, no quarto trimestre do ano. Esta descida representa o quarto trimestre consecutivo de queda, já que os gastos durante o período festivo foram reduzidos por causa da degradação do ambiente económico. Assim, as vendas através do Canal totais para o ano de 2022 ficaram-se pelas 285,1 milhões de unidades, uma queda de 16% em relação aos máximos de 2021, quando todos os segmentos de utilizadores finais tiveram um elevado nível de procura. No entanto, os volumes de vendas permanecem favoráveis se comparados com a pré-pandemia, com vendas totais de 2022 a serem 7% maiores do que em 2019. As vendas de portáteis sofreram um declínio maior, caindo 30% para 51,4 milhões de unidades no quarto trimestre de 2022 e 19% para 223,8 milhões de unidades para o total ano. Os desktops tiveram uma prestação ligeiramente melhor, sofrendo uma queda de 24% para 14,1 milhões de unidades no quarto trimestre e uma queda de 7% para 61,3 milhões de unidades em 2022. “Como esperado, o mercado global de PC enfrentou mais ventos contrários no quarto trimestre para encerrar o que foi um 2022 difícil”, explicou Ishan Dutt, analista sénior da Canalys. “O declínio é especialmente acentuado, pois o período correspondente em 2021 trouxe vendas recordes de portáteis e desktops. Fornecedores e retalhistas pretendiam estimular os gastos do consumidor com grandes descontos, mas isso não foi suficiente para gerar novas vendas significativas. Com o aumento dos custos de energia e produtos básicos em mercados-chave como os EUA e a Europa, os gastos com itens caros, como PC, ficaram em segundo plano, uma vez que os consumidores estão preparados para atrasar as atualizações. Enquanto isso, na frente comercial, os orçamentos dos setores público e privado enfrentaram um aperto com o aumento das taxas de juros, desaceleração nas contratações e expectativas de uma recessão no início do próximo ano. Um relatório de dezembro de 2022 com cerca de 250 Parceiros de Canal mostrou que 60% espera que a receita de negócios de PC permaneça estável ou diminua em 2023. Prevê-se que esse ambiente desafiador para a indústria de PC dure até o segundo semestre do próximo ano”. “Apesar da dificuldade de curto prazo, a perspetiva de longo prazo para PC permanece positiva”, acrescentou Dutt. “As vendas em 2022 caíram 16% e esperamos uma nova contração em 2023, mas, em ambos os anos, os volumes totais vão permanecer maiores do que na era pré-pandémica, em 2019. Assim que as empresas e os consumidores enfrentarem a tempestade, haverá um impulso no mercado no final de 2023, com impulso em 2024. Isso será reforçado por um aumento na procura por educação nos principais mercados, à medida que os dispositivos implementados durante o pico da pandemia atingem o fim do seu ciclo de vida. E mesmo durante a recessão, haverá áreas que podem trazer sucesso para a indústria, como jogos, PC conectados e trabalho híbrido, todas destacadas pelos anúncios no CES 2023”. A Lenovo garantiu o primeiro lugar no mercado de PC no quarto trimestre de 2022, com as vendas a totalizar as 15,5 milhões de unidades, representando uma queda de 29% em relação ao ano anterior. Foi também o maior fornecedor para todo o ano de 2022, vendendo 68,1 milhões de unidades, uma vez que sofreu um declínio de 17% em comparação com 2021. A HP ficou em segundo lugar, vendo, também, as vendas caírem 29% no quarto trimestre, para um total de 13,2 milhões de unidades. Para o ano de 2022, as vendas caíram 25%, para 55,2 milhões de unidades. A Dell, terceira colocada, sofreu o maior declínio entre os principais fornecedores no quarto trimestre, com as vendas a cair 37%, para 10,8 milhões de unidades |