2023-9-22
Após dois trimestres de declínio, as vendas globais de wearables cresceram em 8,5% no segundo trimestre de 2023, totalizando 116,3 milhões dispositivos vendidos
De acordo com novos dados do Worldwide Quarterly Wearable Device Tracker, publicado pela International Data Corporation (IDC), as vendas globais de dispositivos vestíveis – conhecidos como wearables – recuperaram de dois trimestres de declínio e voltaram a crescer em 8,5% no segundo trimestre de 2023, com um total de 116,3 milhões de dispositivos vendidos. No entanto, o crescimento ocorreu às custas do valor de mercado global, refere a IDC. Com o aumento da concorrência e dos descontos dos retalhistas que visavam reduzir o excesso de inventário, verificou-se uma queda dos preços médios de venda (ASPs). As cinco principais empresas de wearables no trimestre em questão foram a Apple, a Xiaomi, a Imagine Marketing, a Huawei e a Samsung, de acordo com os dados da IDC. Não obstante, a concorrência externa a estas empresas tem vindo a aumentar, abrindo espaço para a participação no mercado de empresas mais pequenas no ano passado e para fatores de forma menos conhecido, como anéis conectados. “Embora o fitness tracking, como passos dados e distâncias percorridas, tenha sido útil para capturar o público principal, muitos consumidores agora clamam por uma abordagem mais holística para a monitorização da saúde, abrindo caminho para recursos como monitorização do sono, métricas de recuperação, pontuações de prontidão e rastreio do nível de stress”, afirma Jitesh Ubrani, research manager da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “É aqui que marcas menores, como a Oura, a Whoop e a Withings, conseguiram criar um nicho, embora muitas marcas de grande nome e algumas empresas locais estejam de olho neste espaço e devam lançar produtos nos próximos meses”, acrecenta Ubrani. Com a recuperação do mercado neste trimestre, as previsões da IDC projetam a venda de 520 milhões de wearables em 2023, com um aumento de 5,6% comparativamente a 2022. Os dispositivos audíveis – hearables – serão os mais vendidos, com quase 62% dos wearables este ano. Seguem-se os smartwatches, com quase 32% das vendas. Até ao final de 2027, a IDC espera um crescimento do mercado para 625,4 milhões, representando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 4,7%. “A maioria dos consumidores pensa em marcas populares como Apple, Samsung e Fitbit quando se trata de wearables, e eles estariam corretos”, refere Ramon T. Llamas, research director da equipa de wearables da IDC. No entanto, muitas empresas mais pequenas estão a impulsionar o seu crescimento. Apesar de poderem não ter as aspirações a líderes de mercado, estas concentram-se em regiões geográficas mais específicas, como na China e na Índia, e com dispositivos que atendem às expectativas de preço, explica Llamas. O research director da IDC conclui: “olhando para o futuro, não é muito difícil imaginar algumas dessas marcas a ser mencionadas ao mesmo tempo que as mais populares do mundo, ou a imaginar a mudança para mercados adjacentes onde a procura reprimida ainda não foi totalmente satisfeita”. |