2025-1-09
O aumento das vendas globais de PC no quarto trimestre 2024 foi impulsionado pelos subsídios governamentais na China e promoções de fim de ano nos EUA e Europa
Segundo os resultados do Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC, as vendas de PC durante o quarto trimestre de 2024 cresceram 1,8% em relação a 2023, com os volumes globais a atingir os 68,9 milhões de vendas. Em relação ao ano inteiro, os fornecedores de PC venderam 262,7 milhões de PC, um aumento de 1% em relação ao ano anterior. Para 2025, a IDC prevê que existam fatores favoráveis e adversos para o crescimento do mercado de PC, o que torna as perspetivas e o planeamento de procura difíceis. “Embora o mercado tenha experienciado um retorno mais lento ao crescimento, houve algum espaço para otimismo no quarto trimestre, uma vez que os subsídios do governo na China levaram a um desempenho melhor do que o esperado no segmento de consumo”, refere Jitesh Ubrani, Research Manager da IDC Worldwide Mobile Device Trackers. “Além disso, os EUA e alguns países europeus também apresentaram um forte desempenho devido às promoções de vendas de fim de ano, bem como as empresas que continuam no caminho da atualização de hardware antes do fim do suporte para o Windows 10, que está programado para outubro de 2025”. A mudança de administração nos EUA, juntamente com as ameaças de novas tarifas, elevou o nível de preocupação em todo o setor, com algumas marcas a procurarem antecipar-se ao que é essencialmente uma incerteza. A investigação do lado da oferta revelou alguma redução em dezembro, na maioria por parte das marcas que têm uma capacidade de produção limitada fora da China. No entanto, até à data, este movimento tem sido relativamente mínimo. “Quando a indústria está a tentar empurrar novos PC com inteligência artificial (IA) que vêm com custos mais elevados, numa altura em que os casos de utilização ainda estão a ser examinados e os orçamentos são apertados, isto vai revelar-se claramente um desafio. Mas a IA no dispositivo para PC é inevitável, portanto, neste momento, trata-se de fornecedores que tentam ser pacientes, pois os clientes estão a lidar com obstáculos não relacionados com estes avanços tecnológicos”, afirma Ryan Reith, group vice president do Worldwide Device Trackers da IDC. |