2016-7-28

BIZ

Resultados

Vendas do iPhone continuam em queda

Apple verifica declínio nas vendas do iPhone pelo segundo trimestre consecutivo na sequência da primeira queda desde o seu lançamento em 2007

Vendas do iPhone continuam em queda

Tim Cook, CEO da Apple

 

A Apple reportou relativamente ao último trimestre uma descida de 21% das vendas do iPhone, com 40.4 milhões de unidades vendidas este trimestre , cerca de 12% do total global e pouco mais de metade da Samsung, a qual correntemente lidera o mercado de smartphones com 80 milhões de unidades. Este valor equivale a uma queda de 27% dos lucros para um total de 7.8 mil milhões de dólares,enquanto as receitas da Apple caíram 14.6% para um total de 42,4 mil milhões, talvez pouco surpreendente considerando que o iPhone é responsável por aproximadamente dois terços das vendas da firma, e ainda mais dos seus lucros.

Vendas internacionais constituem 63% das receitas deste trimestre, sendo a Europa responsável por quase 10 mil milhões de dólares.  As vendas na Grande China, responsável por cerca de um quarto das vendas da Apple, caíram 33%. Luca Maestri, Chief financial Officer da Apple, afirma que: -" o país está de momento a demonstrar claros sinais de um abrandamento económico (...) mas a Apple conhece o mercado chinês muito bem, e encontramo-nos muito optimistas relativamente ao futuro neste país."

Adicionalmente, as vendas de iPads caíram 21% em relação ao mesmo trimestre do último ano com um total de 9.95 milhões unidades vendidas, e os Macs venderam menos 11%, com um total de 4.25 milhões.

Valores em milhões de unidades e doláres

A firma aponta para a incerteza económica e o facto de cada vez menos pessoas fazerem upgrades dos seus dispositivos como a razão para esta queda.

Os serviços, como iTunes, App Store, etc, renderam 5,97 mil milhões—um crescimento de 18,9% desde o último ano. Este segmento constitui agora a segunda maior fonte de receitas da firma, abaixo apenas do iPhone. Um desenvolvimento bastante positivo, pois permite à firma gerar lucros a partir de utilizadores já existentes ao invés de depender inteiramente de “upgrading” e novos utilizadores.

Numa nota mais positiva, o facto das vendas de iPhones terem ficado ligeiramente acima dos 40.02 milhões de unidades previstos por analistas causou uma subida de 7% na negociação “after-hours” das ações da Apple, as quais haviam experienciado uma queda de 20% ao longo do último ano. 

No entanto, a Apple esperar uma continuação da queda nas vendas no quarto semestre, com receitas de 45.5 a 47.5 mil milhões de dólares.

 

 

TAGS

Apple iPhone

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono
BIZ

IBM e Quellia desenvolvem plataforma transparente para o mercado de carbono

LER MAIS

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028
BIZ

Mercado de data centers deve chegar aos 430 mil milhões de dólares até 2028

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.