2024-1-02

BIZ

Vendas do Canal de distribuição em Espanha sofrem ligeira queda até novembro

As vendas do Canal de distribuição espanhol caíram 1,7% entre janeiro e novembro, especialmente com as contribuições negativas de smartphones e portáteis e do mercado doméstico

Vendas do Canal de distribuição em Espanha sofrem ligeira queda até novembro

As vendas do Canal de distribuição de Tecnologias de Informação (TI) em Espanha registaram uma queda ligeira de 1,7% nos primeiros 11 meses do ano, segundo dados da Context a que o jornal espanhol Channel Partner teve acesso.

De acordo com a Context, as vendas dos distribuidores cresceram até 16% em comparação com o ano anterior, em janeiro, e 11% no mês de março. No entanto, os últimos meses do ano foram marcados por quedas significativas, com -17% em setembro e -13% em outubro.

O comportantamento do Canal do país vizinho está, assim, em linha com o verificado no Canal português, com um acenturar das perdas em vendas no segundo semestre, pressionado pelo retalho e pelos devices.


Vendas por tipos de Parceiros

Entre janeiro e novembro, o Canal destinado às PME – o mais relevante a nível de volume de negócios – fechou com os mesmos números do ano passado. Por sua vez, o Canal corporativo, constituído por Parceiros voltados para grandes contas, registou um crescimento de 12% nas vendas.

Os Parceiros focados na venda de computadores e dispositivos de consumo sofreram decréscimos significativos, de acordo com os dados da Context. Enquanto as lojas e as cadeias de lojas perderam 14% da faturação em relação a 2022, também as lojas de retalho online caíram em 11% nas vendas.


Crescimento por gamas de produtos

No que diz respeito às gamas de produtos, verificou-se um crescimento mais acentuado nas seguintes categorias: segurança (36,3%); rede e segurança para data center (30%); outros equipamentos de rede (28,1%); rede sem fio (26,4%); e sistemas de rede (19,7%). Os dados da Context demonstram um cenário positivo para as áreas de cibersegurança e conectividade de sistemas.

Por outro lado, os produtos associados ao consumo caíram significativamente durante os primeiros 11 meses do ano. A venda de produtos eletrónicos pelos distribuidores registou um forte decréscimo de 40%, enquanto os dispositivos de e-saúde caíram 19% e os dispositivos para casa e jardim diminuíram 17%.


Queda das vendas de smartphones e portáteis

Os portáteis e os smartphones são as principais linhas de produtos do Canal espanhol no que diz respeito às vendas, mas ambos sofreram quedas entre janeiro e novembro. Segundo a Context, as vendas de portáteis caíram 8,5% e as de smartphones diminuíram 7%.

Por sua vez, observou-se um desempenho positivo dos Parceiros que vendem servidores, com um crescimento de 10% das receitas geradas por este produto. Já o desktop manteve-se nos níveis do ano passado, refere a Context.

ARTIGOS RELACIONADOS

Três tendências que definirão o Canal em 2024
OPINIÃO

Três tendências que definirão o Canal em 2024

LER MAIS

Canalys prevê que mercado de PC volte a crescer em 2024
BIZ

Canalys prevê que mercado de PC volte a crescer em 2024

LER MAIS

O que vem aí para o Canal de Parceiros
BIZ

O que vem aí para o Canal de Parceiros

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”
BIZ

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”

LER MAIS

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer
BIZ

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer

LER MAIS

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers
BIZ

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.