As vendas do Canal de distribuição de Tecnologias de Informação (TI) em Espanha registaram uma queda ligeira de 1,7% nos primeiros 11 meses do ano, segundo dados da Context a que o jornal espanhol Channel Partner teve acesso.
De acordo com a Context, as vendas dos distribuidores cresceram até 16% em comparação com o ano anterior, em janeiro, e 11% no mês de março. No entanto, os últimos meses do ano foram marcados por quedas significativas, com -17% em setembro e -13% em outubro.
O comportantamento do Canal do país vizinho está, assim, em linha com o verificado no Canal português, com um acenturar das perdas em vendas no segundo semestre, pressionado pelo retalho e pelos devices.
Vendas por tipos de Parceiros
Entre janeiro e novembro, o Canal destinado às PME – o mais relevante a nível de volume de negócios – fechou com os mesmos números do ano passado. Por sua vez, o Canal corporativo, constituído por Parceiros voltados para grandes contas, registou um crescimento de 12% nas vendas.
Os Parceiros focados na venda de computadores e dispositivos de consumo sofreram decréscimos significativos, de acordo com os dados da Context. Enquanto as lojas e as cadeias de lojas perderam 14% da faturação em relação a 2022, também as lojas de retalho online caíram em 11% nas vendas.
Crescimento por gamas de produtos
No que diz respeito às gamas de produtos, verificou-se um crescimento mais acentuado nas seguintes categorias: segurança (36,3%); rede e segurança para data center (30%); outros equipamentos de rede (28,1%); rede sem fio (26,4%); e sistemas de rede (19,7%). Os dados da Context demonstram um cenário positivo para as áreas de cibersegurança e conectividade de sistemas.
Por outro lado, os produtos associados ao consumo caíram significativamente durante os primeiros 11 meses do ano. A venda de produtos eletrónicos pelos distribuidores registou um forte decréscimo de 40%, enquanto os dispositivos de e-saúde caíram 19% e os dispositivos para casa e jardim diminuíram 17%.
Queda das vendas de smartphones e portáteis
Os portáteis e os smartphones são as principais linhas de produtos do Canal espanhol no que diz respeito às vendas, mas ambos sofreram quedas entre janeiro e novembro. Segundo a Context, as vendas de portáteis caíram 8,5% e as de smartphones diminuíram 7%.
Por sua vez, observou-se um desempenho positivo dos Parceiros que vendem servidores, com um crescimento de 10% das receitas geradas por este produto. Já o desktop manteve-se nos níveis do ano passado, refere a Context.
|