2024-5-06
O primeiro trimestre de 2024 mostrou ligeiros sinais de recuperação, com um crescimento de 0,5% durante os primeiros três meses do ano
Após mais de dois anos de declínio, as vendas mundiais de tablets registaram um ligeiro crescimento de 0,5% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 30,8 milhões de unidades vendidas, de acordo com os dados preliminares da IDC. A última vez que o mercado registou um crescimento foi no segundo trimestre de 2021, após o qual as vendas começaram a abrandar devido à saturação do mercado. Embora persistam questões macroeconómicas, a recuperação das vendas neste primeiro trimestre foi impulsionada pelo início de um ciclo de renovação, embora seja pouco provável que os volumes a longo prazo correspondam ao aumento observado durante a pandemia. No entanto, a procura por tablets premium traz esperança ao mercado, uma vez que os consumidores procuram dispositivos orientados para a produtividade. “O mercado de tablets começou a mostrar sinais de recuperação no primeiro trimestre. Os ganhos reais vão chegar do próximo ciclo de atualização, seguido pelo crescimento nos segmentos comerciais, à medida que mais tablets são utilizados no setor educacional e na gig economy”, refere Anuroopa Nataraj, senior research analyst do Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “No entanto, estes fatores não serão suficientes, uma vez que o desgaste provocado pela concorrência dos PC e smartphones contribuirá para uma perspetiva medíocre para o mercado de tablets. Dito isto, há uma potencial vantagem impulsionada pelas capacidades de IA semelhantes às esperadas noutros tipos de dispositivos”. Segundo os dados preliminares da IDC, neste primeiro trimestre do ano a Apple encontra-se na primeira posição, com uma quota de mercado de 32% (no primeiro trimestre de 2023, a empresa tinha uma quota de mercado de 35,2%), a Samsung ocupa o segundo lugar com 21,7% de quota de mercado (em comparação com 23,2% no mesmo período de 2023) e a Huawei fecha o pódio com uma quota de mercado de 9,4% (nos primeiros três meses de 2023, a Huawei teve uma quota de mercado de 6,6%). |