2024-11-12
O crescimento das vendas globais tablets foi impulsionado pela forte procura nos setores comercial e de consumo, com a Apple e a Samsung a liderar o mercado
Segundo os últimos dados lançados pela Canalys, as vendas globais de tablets aumentaram 11% no terceiro trimestre de 2024 quando comparado ao mesmo período do ano passado, registando 37,4 milhões de unidades vendidas. Este é o terceiro trimestre consecutivo de crescimento do mercado dos tablets, devido a um aumento da procura nos setores comerciais e de consumo. “As ofertas de pacotes e as promoções competitivas em vários mercados ajudaram a aumentar as vendas de tablets num ambiente de despesas desafiante”, refere Himani Mukka, Research Manager na Canalys. “O terceiro trimestre deste ano foi marcado por uma acumulação de inventário no comércio a retalho em antecipação da época festiva, em que os descontos começaram cedo. Mesmo nos mercados em fatores como a inflação que enfraqueceram a procura dos consumidores, a procura das empresas aumentou, o que levou à renovação de dispositivos, bem como a novas implementações de tablets em cenários comerciais”. A Apple manteve a sua posição de liderança no mercado de tablets no terceiro trimestre de 2024, com 36% de quota do mercado e 13,6 milhões de unidades vendidas. A marca norte-americana continua a apostar no mercado de tablets e a aumentar a sua competitividade através do lançamento do iPad mini mais recente, que incorporara as funcionalidades Apple Intelligence em toda a linha de iPad, melhorando a experiência do utilizador. A Samsung assegurou o segundo lugar, com 6,9 milhões de unidades vendidas e com um crescimento anual de 12%. Para completar os cinco primeiros fabricantes mais vendidos, a Lenovo registou um aumento de 14%, a Xiaomi surgiu como o fornecedor com o crescimento mais rápido, com um aumento de 58%, e a Huawei vendeu 2,9 milhões de unidades, atingindo um crescimento de 29%. |