2024-2-06
Dados da Canalys mostram que as vendas mundiais de tablets através do Canal diminuíram 11% no último trimestre de 2023
De acordo com os dados mais recentes da Canalys, as vendas globais de tablets através do Canal de Parceiros sofreram uma queda de 11% ano a ano no quarto trimestre de 2023, totalizando 37,8 milhões de unidades. Assim, no total do ano de 2023, foram vendidos um total de 135,3 milhões de tablets, uma redução de 10% em relação a 2022. A China e a Índia foram os principais mercados que impulsionaram a adoção de tablets, ajudando a combater a estagnação noutras partes do mundo. “A última época de fim de ano viu um aumento significativo nas promoções de tablets e ofertas de pacotes, mas isso não foi suficiente para reverter a sorte do mercado”, explica Himani Mukka, Research Manager da Canalys. “As estratégias promocionais agressivas foram implementadas globalmente para lidar com os elevados stocks de tablets de longa data. Em certos mercados da Ásia-Pacífico, por exemplo, houve casos de modelos de tablets antigos que foram incluídos em smartphones recém-lançados para agilizar a liquidação de inventário. Com níveis de stock mais saudáveis e maior espaço para implementações governamentais e comerciais, espera-se que as vendas de tablets recuperem em 2024. Os novos modelos anunciados pela TCL e pela Lenovo na CES 2024 e as atualizações previstas para o portfólio de iPad da Apple no início deste ano vão ajudar a impulsionar a oportunidade de atualização do tablet”. “A lacuna de inovação entre tablets e outros dispositivos de computação pessoal é algo que os principais fornecedores de tablets devem prestar atenção”, disse Kieren Jessop, Analista da Canalys. “Os planos de integração de IA no dispositivo em tablets ficam atrás daqueles em PC e smartphones. Trazer essa funcionalidade entre dispositivos será crucial para os fornecedores que desejam oferecer uma experiência unificada e contínua nos ecossistemas. Noutros lugares, este ano veremos um foco maior nos formatos de tablets dobráveis. Embora os volumes de vendas provavelmente permaneçam baixos devido ao preço premium desses modelos, vão proporcionar uma oportunidade para os fornecedores mostrarem os benefícios da experiência do utilizador em termos de consumo de conteúdo, aprendizagem e produtividade”. No quarto trimestre de 2023, o mercado de tablets foi auxiliado pelo desempenho robusto dos fornecedores chineses. A Huawei experimentou um crescimento de 95% das vendas e subiu para o terceiro lugar no ranking. A Apple manteve a sua posição de liderança apesar de um declínio anual de 24%, vendendo 14,8 milhões de iPads no trimestre em questão. A Samsung garantiu o segundo lugar com 6,8 milhões de unidades vendidas, registando uma queda anual de 11%. A Lenovo caiu para o quarto lugar, mas registou um crescimento saudável de vendas de 15%, ganhando mais de dois pontos de quota de mercado ano a ano. A Amazon completou os cinco primeiros com um declínio anual de 44% e dois milhões de tablets vendidos globalmente. |