2025-2-06
A Canalys afirma que o mercado mundial de tablets cresceu 9,2% em 2024, com crescimento em todas as regiões exceto na América do Norte
De acordo com os dados mais recentes da Canalys, que analisa as vendas de vários segmentos de mercado através do Canal de Parceiros, as vendas mundiais de tablets cresceram 5,6% no quarto e último trimestre de 2024, tendo sido vendidas 39,9 milhões de unidades. Já para aquilo que foi a totalidade do ano, a Canalys estima um aumento de 9,2% em comparação com 2023 e crescimento em todas as regiões, exceto na América do Norte. Himani Mukka, Research Manager da Canalys, afirma, em comunicado, que existe uma maior procura por tablets. “Um inquérito recente da Canalys junto de Parceiros de Canal descobriu que 52% dos [Parceiros] que vendem tablets comerciais esperam que as suas vendas aumentem em 2025, com 32% a esperar um desempenho estável e apenas 16% a prever um declínio. As oportunidades de atualização vão continuar a ser abundantes numa variedade de setores e verticais, uma vez que o investimento em IT deverá fortalecer-se após um longo período de restrições orçamentais”. Por outro lado, diz Himani Mukka, os tablets virados para o consumo não devem assistir a um grande crescimento, ainda que existam oportunidades no mercado. “Do lado dos fornecedores, as marcas chinesas estão a expandir a sua presença no seu mercado doméstico e também fora dele”, referiu, igualmente em comunicado, o analista da Canalys, Kieren Jessop. “A Honor está a trabalhar para fortalecer a sua presença na Indonésia, enquanto as marcas tradicionais enfrentam desafios na região. O fornecedor também introduziu ofertas de pacotes no Reino Unido após o lançamento do seu smartphone Honor Magic7 Pro no último trimestre. Entretanto, a Xiaomi lançou o seu Pad 7 Pro no quarto trimestre de 2024, capitalizando a sua crescente popularidade doméstica e visando ambiciosamente 20 mil lojas de retalho na China até 2025, como parte da sua estratégia de expansão agressiva. Além disso, a Apple reafirmou recentemente o seu compromisso com a Índia – um dos maiores mercados de smartphones e PC – expandindo a sua presença e abrindo novas lojas para reforçar a sua posição na região no próximo ano. Todos estes fatores apontam para um ambiente saudável para os tablets este ano, mas as taxas de importação dos EUA vão continuar a ser um risco que poderá prejudicar a procura, especialmente para dispositivos de última geração”. Na totalidade do ano de 2024, a Apple manteve a posição de liderança, ainda que com uma quota de mercado mais baixa, seguida da Samsung em segundo e a Huawei a fechar o pódio. Estas três marcas correspondem a 64,7% de todas as vendas de tablets em 2024.
Nota: Unidades vendidas em milhares. A soma das percentagens pode não ser igual a 100% devido a arredondamentos. |