2024-2-09
De acordo com a IDC, as vendas mundiais de tablets diminuíram 17,4% no último trimestre de 2023 e, para o total de 2023, 20,5% em comparação com 2022
As vendas mundiais de tablets diminuíram 17,4% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, totalizando 36,8 milhões de unidades, de acordo com dados preliminares do “Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker” da IDC. Este é o maior declínio de vendas de tablets no quarto trimestre desde 2016. No ano civil de 2023, as vendas mundiais de tablets totalizaram 128,5 milhões de unidades, um declínio de 20,5% em comparação com 2022 e o volume anual mais baixo desde 2011. “Sem melhorias significativas na economia e com os consumidores a alocar o seu dinheiro para coisas além da eletrónica de consumo, os tablets podem não estar no topo da lista de prioridades. Atrasos em projetos e congelamentos de gastos também levaram ao adiamento de compras durante grande parte de 2023”, refere Anuroopa Nataraj. Senior Research Analyst no Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Espera-se que 2024 mostre algumas oportunidades de recuperação, desde que o ano seja economicamente mais sólido. No entanto, os desafios gerais permanecem no mercado de tablets, e os avanços tecnológicos em torno da IA provavelmente se vão concentrar mais no PC e no smartphone nos próximos dois anos, mas os tablets vão se tornar cada vez mais parte dessa conversa”. |