2018-5-14
O primeiro trimestre de 2018 assinalou saturação do mercado europeu de smartphones, com vendas a cair 6.3% no Q1, face ao ano anterior, a maior queda registada num único trimestre, segundo a Canalys
Este declíneo foi sentido maioritariamente na Europa ocidental, com um total de 20.1 milhões de unidades vendidas, um declínio de 13,9%. A Europa central e de leste, apesar de representar um mercado mais pequeno, apresentou um crescimento de 12,3%, com 15,9 milhões de unidades vendidas, impulsionadas maioritariamente pela Rússia. “Esta é uma nova era para os smartphones na Europa”, refere Ben Stanton, analista na Canalys. “Os poucos mercados em crescimento que restam não são suficientes para contrabalançar os que já estão saturados. Estamos a passar de uma era de crescimento para uma era cíclica. Isto apresenta um novo desafio, e prevemos que várias marcas mais pequenas saiam do mercado nos próximos anos.”
Adaptando-se às novas dinâmicas de mercado, os três principais fabricantes tiveram resultados divergentes:
Marcas mais pequenas, como a Alcatel, Sony e LG sofreram perdas significativas este trimestre.
|