2022-6-06

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Vendas de relógios inteligentes diminuem no primeiro trimestre

O mercado mundial de relógios inteligentes desceu 4% no primeiro trimestre de 2022, tendo sido vendidas 41,7 milhões de unidades

Vendas de relógios inteligentes diminuem no primeiro trimestre

As vendas mundiais de pulseiras inteligentes caíram 4%, para 41,7 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2022, de acordo com as últimas estimativas da Canalys. Ao mesmo tempo, a mudança de pulseiras para relógios continua. Os relógios de pulso, compostos por relógios básicos e smartwatches, corresponderam a 76,6% de todas as vendas de pulseiras inteligentes no trimestre, um crescimento de 15% para 32,0 milhões de unidades.

As pulseiras inteligentes básicas sofreram um declínio de 37%, a sexta queda consecutiva desde o quarto trimestre de 2020. As vendas de pulseiras básicas caíram para baixo dos dez milhões de unidades pela primeira vez após atingirem um pico de 27,9 milhões no quarto trimestre de 2019. O aumento nas vendas de relógios inteligentes ajudou a compensar a queda das pulseiras básica, mas ainda resultou num declínio no mercado geral de bandas inteligentes.

A ascensão dos relógios básicos acelerou a mudança de pulseiras para relógios. Os relógios básicos executam sistemas operacionais rudimentares em tempo real, mas não têm suporte para aplicações de terceiros, ao contrário dos smartwatches, que executam sistemas operacionais completos com suporte a aplicações de terceiros.

Os consumidores estão a preferir relógios a pulseiras. Com ecrãs maiores, recursos mais ricos e maior duração da bateria, os utilizadores acreditam que os relógios são mais capazes de atender às suas necessidades de seguimento de saúde e estilo de vida digital”, explicou Sherry Jin, analista de pesquisa da Canalys. “Os relógios básicos estão posicionados como um avanço acessível em relação às pulseiras básicas, adequados para consumidores preocupados com o preço com expectativas crescentes sobre o que os wearables podem fazer”.

De acordo com a última pesquisa de consumidores da Canalys, realizada em abril de 2022, com quatro mil entrevistados de quatro mercados da Europa Ocidental, 34% disseram que pretendiam comprar um smartwatch nos próximos 12 meses, contra 17% que escolheriam uma pulseira de fitness.

Os smartwatches destacaram-se como o dispositivo complementar mais popular para smartphones para consumidores da Europa Ocidental. Os resultados da pesquisa corroboram as expectativas da Canalys de que a procura futura do consumidor vai mudar de pulseiras básicas para relógios, afetando potencialmente fornecedores como a Xiaomi e a Fitbit, que ainda estão a vendar pulseiras básicas em números significativos.

Vendas e crescimento anual mundial de relógios e pulsieras inteligentes

Fabricante Vendas Q1 2022 (em milhões) Quota de mercado Q1 2022 Vendas Q1 2021 (em milhoes) Quota de Mercado Q1 2021 Crescimento Anual
Apple 9,2 28,9% 7,6 27,4% +21%
Huawei 3,4 10,6% 4,2 14,9% -18%
Samsung 3,4 10,5% 2,2 7,9% +53%
Xiaomi 1,7 5,4% 1,7 6,1% +2%
Garmin 1,6 5% 1,7 6% -5%
Outros 12,7 39,6% 10,5 37,6% +21%
Total 32 100% 27,8 100% +15%

Nota: a soma das percentagens pode não dar 100% devido a arredondamentos.
Fonte: Canalys Wearable band Analysis (sell-in shipments), Maio de 2022

 

A Apple manteve a liderança no segmento de relógios de pulso, impulsionada pela forte procura pelo Watch Series 7. “Apesar de crescer 53%, a Samsung foi superada pela Huawei no segundo lugar. Mesmo com um mix aprimorado de portfólio de dispositivos de relógios básicos e inteligentes, a Huawei está em uma tendência de declínio, já que seus negócios de smartphones foram cortados”, referiu Cynthia Chen, analista da Canalys. “A Xiaomi voltou ao quarto lugar com o aumento da disponibilidade global dos seus relógios básicos Mi e Redmi, ultrapassando a Garmin, que ficou em quinto”.

Apesar das condições desafiadoras do mercado, a procura por smartwatches avançados é forte, demonstrada pelos sólidos desempenhos da Apple, Samsung e Garmin. “Espera-se que o aumento da inflação global dificulte os gastos do consumidor em bens não essenciais. Mas os smartwatches agora são ferramentas das quais muitos utilizadores se tornaram dependentes para mantê-los saudáveis e informados, e continuará sendo uma categoria com potencial de crescimento em 2022”, acrescentou Chen.

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