2024-5-20
No primeiro trimestre do ano, as vendas de periféricos de cópia impressa diminuíram para 3,3 milhões de unidades, segundo a IDC
De acordo com o Quarterly Hardcopy Peripherals Tracker Q1 2024 da IDC, as vendas de periféricos de cópia impressa (HCP) na Europa Ocidental registaram uma queda anual de 20,6%, totalizando 3,3 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2024. Segundo a IDC, isto deve-se à maturidade do mercado. Nos primeiros três meses do ano, verificou-se um declínio unitário das vendas de MFP de 20,7% ano a ano, enquanto as vendas das impressoras caíram 19,8% e as de laser diminuíram 19,6%. Os dispositivos a jato de tinta, por sua vez registaram uma queda de 21,1%. De acordo com a IDC, a procura de impressão doméstica tem estado a diminuir devido ao avanço das iniciativas de digitalização e à adoção generalizada de serviços sem papel nos setores público e privado, bem como à utilização crescente de aplicações online. “Num mercado maduro como a Europa Ocidental, qualquer impacto económico tende a diminuir os volumes de impressão. As estratégias destinadas a reduzir a utilização de papel estão a levar a um declínio na impressão e as organizações estão a comprar menos dispositivos. A maior consciência do impacto ambiental desencoraja a utilização de impressão e papel na Europa Ocidental”, afirma Julio Vial, gestor de investigação da equipa de Imaging Printing and Document Solutions da IDC. A HP manteve a sua posição de liderança do mercado no primeiro trimestre do ano com uma participação de 37,4%. A Brother aumentou a sua quota de mercado para 12,1%, enquanto a Canon e a Epson mantiveram as suas participações de mercado, ainda que tenham registado um declínio nas vendas, |