2017-1-16
No quarto trimestre de 2016 o mercado empresarial registou, na Europa Ocidental, um aumento das vendas de PCs, com as empresas a avançarem para o Windows 10. No entanto, 2016 foi o ano em que as vendas totais de PCs voltaram a cair, pela quinta vez consecutiva
A Lenovo mantém a liderança do mercado global de PCs, com um market share de 21.7%
No ano passado foram vendidos 269.7 milhões de PCs, uma queda de 6.2% face a 2015, segundo a Gartner, que recorda que a vendas têm vindo a cair consecutivamente desde 2012. O ano deverá continuar a ser de queda para o mercado combinado de PCs (doméstico e empresarialI) – a Gartner estima que se situe nos 4%. “A estagnação do mercado de PCs continuou no quarto trimestre de 2016, dado que as vendas na época natalícia foram de um modo geral fracas, devido à mudança no comportamento dos consumidores”, indica Mikako Kitagawa, principal analyst na Gartner. “O amplo mercado de PCs tem estado estático, dado que as melhorias tecnológicas não têm sido suficientes para impulsionar um crescimento real. Têm existido form factors inovadores, como os dois-em-um, e os notebooks finos e leves, bem como melhorias tecnológicas, como o prolongamento da duração da bateria. Esta fatia do mercado tem crescido rapidamente liderada por utilizadores mais ávidos, para os quais os PCs têm elevada prioridade. No entanto, o mercado impulsionado pelos entusiastas dos PCs não tem dimensão o suficiente para impulsionar todo o mercado". O analista indica ainda que existe “o outro lado do mercado de PCs”, referindo-se a uma parte na qual estes não são utilizados com frequência. “Os consumidores deste segmento têm elevada dependência de smartphones e acabam por ampliar os ciclos de vida dos PCs. Esta fatia do mercado é muito superior à dos entusiastas dos PCs”, indica, pelo que as quedas nas vendas, deste lado, acabam por anular o rápido crescimento do mercado que pertence aos entusiastas dos PCs. Kitagawa aponta que, apesar do mercado total estar em estagnação, há oportunidades de crescimento, apontado o mercado empresarial, de gaming e o dos próprios entusiastas. No entanto, estas áreas de crescimento não irão prevenir a queda global do mercado de PCs, pelo menos no próximo ano. Atualizações para Windows 10 impulsionam vendas B2BAs vendas de PCs na EMEA totalizaram 22 milhões de unidades no Q4, uma queda de 3,4% face ao mesmo período do ano passado. Em 2016, o mercado de PCs da EMEA totalizou 78 milhões de unidades, uma queda de 5.9% face a 2015. Ao contrário do que aconteceu nos EUA, na Europa Ocidental a Black Friday teve um impacto mais positivo nas vendas, no segmento de consumo. O mercado empresarial, no entanto, registou um aumento nas vendas, lideradas pelas implementações de Windows 10 que se verificaram no último trimestre. “O nosso inquérito no mercado empresarial confirma a intenção de instalações de Windows 10. Concluímos que um em cada três negócios, na Europa Ocidental, começaram os seus deployments de Windows 10”, assegura Isabelle Durand, principal analyst na Gartner. A atualização do mercado empresarial para Windows 10 deverá estabilizar ao longo do ano e para lá de 2017. Lenovo mantém liderançaQuatro dos seis principais vendors registaram um aumento do número de unidades vendidas no último trimestre de 2016 – no Top 3 (Lenovo, HP e Dell), todos aumentaram a sua quota de mercado. A Lenovo mantém a primeira posição, graças a um aumento das vendas na América do Norte e na EMEA. A HP permanece na segunda posição, e registou um aumento das vendas em três trimestres consecutivos – nos EUA e na EMEA alcançou a primeira posição, com aumentos superiores às médias regionais. A Dell também obteve um aumento ininterrupto das vendas durante os três últimos trimestres de 2016. A Asus sofreu a maior queda entre os principais vendors, no ultimo trimestre, situação que a Gartner atribui a uma alteração da sua estratégia, agora mais focada no mercado high-end, onde existem maiores margens. |