2022-2-28
Dados da Canalys referentes aos Estados Unidos indicam que foram vendidos 135 milhões de computadores durante todo o ano transato naquele país
As vendas de computadores e tablets nos Estados Unidos cresceram 1% em 2021, apesar de terem sofrido uma queda de 28% no quarto trimestre de 2021. No geral, o último trimestre registou vendas 33,8 milhões de unidades de desktops, notebooks, estações de trabalho e tablets. As vendas de notebooks caíram 28% ano a ano, para 17,5 milhões, principalmente devido a um declínio nos Chromebooks à medida que o mercado educacional no país atinge a saturação. As vendas de tablets, por sua vez, encolheram 31%, para 12,7 milhões, uma vez que a procura do consumidor diminuiu significativamente. Os desktops foram a categoria com melhor desempenho, com um aumento de 9% para 3,6 milhões de unidades, uma vez que o investimento comercial em trabalho no local continuou a aumentar. “O crescimento geral da indústria de PC dos EUA em 2021 destaca o potencial de longo prazo da procura inicialmente criada pela pandemia”, explica Brian Lynch, analista de pesquisa da Canalys. “Embora o quarto trimestre de 2021 tenha apresentado um desempenho menos impressionante do que o ano em geral, o mercado está bem posicionado para continuar oferecendo oportunidades significativas, especialmente do ponto de vista de receita, para o próximo ano durante a forte procura de negócios. O segmento comercial foi a única área a manter os níveis de volume de vendas a partir do quarto trimestre de 2020 e viu a receita dos fornecedores de PC aumentar em 13%, para mais de nove mil milhões de dólares. Os EUA foi um mercado prioritário nos estágios iniciais da pandemia, pois as restrições de oferta dificultavam o setor. Muitas empresas, no entanto, ainda lutavam para adquirir modelos e recursos específicos, levando a uma procura reprimida contínua. O primeiro semestre de 2022 verá um esforço conjunto das empresas para equipar os funcionários com PC adequados para suas necessidades diárias elevadas. E embora a procura tenha diminuído no segmento de consumo, espera-se que mantenha os níveis de venda mais altos do que os vistos antes da pandemia nos próximos anos”. O mercado de Chromebooks teve um segundo trimestre consecutivo de números de vendas menos boas, registando uma queda de 73% em relação ao quarto trimestre de 2020. Lynch explica que “o mercado educacional vai retornar a altos níveis de produção no ano letivo de 2023/24, à medida que os grupos escolares procuram atualizar os dispositivos comprados durante a pandemia. A necessidade de dispositivos com especificações melhores, como ecrãs maiores e processadores mais rápidos, vai fornecer oportunidades renovadas para os fornecedores de Chromebooks. O primeiro semestre de 2022 também deve impulsionar os Chromebooks, pois algumas escolas vão usar uma parte dos 7,2 mil milhões de dólares aprovados pelo Fundo de Conectividade de Emergência para apoiar a disseminação da educação digital”. No mercado de PC, excluindo tablets, a HP liderou todos os fornecedores para todo o ano de 2021, impulsionada por uma forte posição no mercado de Chromebooks, o que levou a dificuldades no quarto trimestre, à medida que a procura do segmento educacional caiu. A Dell ganhou impulso com o passar do ano e alcançou o primeiro lugar no quarto trimestre, com a sua contagem para o ano inteiro, deixando-a em segundo lugar com 22 milhões de unidades vendidas. A Lenovo alcançou o terceiro lugar, com um crescimento impressionante de 11% em relação a 2020. A Apple e a Acer completaram os cinco primeiros, cada uma com crescimento em 2020 também. Em tablets, a Apple manteve o seu domínio no quarto trimestre e no ano inteiro, encerrando 2021 com 19,1 milhões de iPads enviados, embora isso represente uma queda de 17% em relação a 2020. Amazon e Samsung ficaram em segundo e terceiro lugar com 10,9 milhões e 7,9 milhões de unidades, respetivamente. os principais fornecedores de Android do país. Ambos tiveram uma procura relativamente fraca na temporada de festas em comparação com o mesmo período de 2020. A Microsoft e a Lenovo ficaram em quarto e quinto lugar, respetivamente, no mercado de tablets de 2021 |