2022-1-13
Segundo dados da Canalys, o número de unidades vendidas de computadores em todo o mundo durante o ano de 2021 ultrapassou as 340 milhões de unidades, o maior número desde 2012
O mercado de PC encerrou 2021 em alta depois das vendas no quarto trimestre ter ultrapassando as 90 milhões de unidades pelo segundo ano consecutivo. Os dados mais recentes da Canalys mostram que as vendas mundiais de desktops, notebooks e workstations cresceram 1% ano a ano para 92 milhões de unidades em relação às 91 milhões de unidades em 2020. Este crescimento fez com que as vendas totais de todo o ano de 2021 atingissem as 341 milhões de unidades, 15% a mais que em 2020, 27% acima de 2019 e o maior total de vendas desde 2012. Além disso, a indústria teve fortes ganhos de receita, com o valor total do quarto trimestre estimado nos 70 mil milhões de dólares, um aumento anual de 11% em relação ao quarto trimestre de 2020. Durante todo o ano, a receita passou 220 mil milhões de dólares em 2020 para 250 mil milhões em 2021, um aumento de 15%, com destaque para a transformação sísmica no setor. A taxa de crescimento anual composta de dois anos de 13% a partir de 2019 enfatiza o quão dramaticamente a importância dos PC cresceu desde o início da pandemia do COVID-19. Notebooks e workstations móveis continuaram a liderar, com as vendas desses dispositivos a crescer 16% em 2021, atingindo as 275 milhões de unidades. As vendas de desktops e workstations aumentaram 7% em 2021, atingindo as 66 milhões de unidades. “2021 foi um ano importante na história do mercado de PC, com estes dispositivos no lugar central do trabalho, aprendizagem e lazer realmente consolidado”, explicou Ishan Dutt, analista sénior da Canalys. “Para o mercado registar um crescimento de dois dígitos em relação a um impressionante 2020, apesar da constante nuvem de restrições de oferta, explica muito sobre a forte procura de PC nos últimos 12 meses. Numa visão a longo prazo, os desenvolvimentos mais importantes em 2021 foram os grandes aumentos na penetração de PC e nas taxas de utilização. Os PC estão agora nas mãos de jovens estudantes e familiares mais velhos, enquanto a posse de dois ou mais PC por pessoa se tornou mais comum nos mercados desenvolvidos. Desde o início da pandemia, uma proporção maior do que o normal de PC enviados foram novas adições à base instalada, em vez de dispositivos de substituição, especialmente em áreas como educação e trabalho remoto. Isso preparou o cenário para o sucesso contínuo da indústria de PC, pois não há como voltar atrás da maneira como estão incorporados nas nossas vidas diárias”.
Nota: Unidade das vendas em milhares. A soma das percentagens pode nao dar 100% devido a arredondamento.
No quarto trimestre de 2021, a Lenovo ficou em primeiro lugar no mercado de PC com vendas totais de 21,7 milhões de unidades, uma queda anual de 6,5%. Também foi o maior fornecedor de vendas para todo o ano de 2021, atingindo um recorde de 82,1 milhões de unidades, um aumento de 13,1% em relação a 2020. A HP ficou em segundo lugar, com vendas de 18,7 milhões de unidades no quarto trimestre, ajudando-a a atingir as 74,1 milhões de unidades em 2021, um crescimento de 9,5% em relação a 2020. Já a Dell encerrou 2021 com vendas totais de 59,3 milhões de unidades no ano. A Apple e a Acer completaram os cinco primeiros no quarto trimestre e no ano inteiro, registando vendas de 29 milhões e 24,4 milhões de unidades em 2021, respetivamente.
Nota: Unidade das vendas em milhares. A soma das percentagens pode nao dar 100% devido a arredondamento.
“Enquanto 2021 foi o ano da transformação digital, 2022 será o ano da aceleração digital”, refere Rushabh Doshi, analista principal da Canalys. “A procura por tecnologia cresceu nos últimos dois anos, cujos efeitos continuam a atrapalhar a cadeia de fornecimento, afetando não apenas a disponibilidade de PC, mas também de smartphones, de automóveis e de servidores. À medida que os fornecedores de PC enfrentam uma situação cada vez mais complicada, os padrões de gastos dos consumidores estão a mudar. Veremos o crescimento da receita no setor com gastos em PC, monitores, acessórios e outros produtos de tecnologia premium que nos permitem trabalhar de qualquer lugar, colaborar em todo o mundo e permanecer ultraprodutivos. A importância de PC mais rápidos, melhores, mais resilientes e mais seguros nunca foi tão grande, e a indústria está disposta a inovar e ultrapassar os limites para manter esse impulso”. |