2020-6-23
A Canalys estima que os dispositivos true wireless cresceram 86% em relação ao primeiro trimestre de 2019, atingindo as 43,8 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre do ano
De acordo com as últimas estimativas da Canalys, as vendas mundiais de dispositivos de áudio inteligentes, incluindo smart speakers e dispositivos de áudio pessoal inteligente, atingiram 96,2 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2020. A pandemia do novo Coronavírus levou a categoria de smart speakers a sofrer o seu primeiro declínio global, caindo 1,9%, com os fornecedores a venderem 20,3 milhões de unidades. Por outro lado, o áudio pessoal inteligente foi mais resistente, com envios de 19,4% em 75,9 milhões de unidades. Este forte crescimento foi impulsionado pelos fornecedores de smartphones Apple, Samsung, Xiaomi e outros, bem como pelas marcas de áudio que se voltaram para a categoria true wireless stereo (TWS) de forma mais agressiva no trimestre. No primeiro trimestre de 2020, a TWS detinha uma participação de mercado de 38%, tornando-a na maior categoria de dispositivo de áudio inteligente. Espera-se que o forte impulso por trás do TWS continue à medida que os fornecedores dobram a oportunidade crescente. Os fornecedores de smartphones Apple, Samsung e Xiaomi lideraram o mercado de TWS no primeiro trimestre de 2020. “Não é surpresa que os fornecedores de smartphones tenham dominado rapidamente”, explicou Cynthia Chen, analista de pesquisa da Canalys. “A líder de mercado Apple manteve o seu forte impulso. Saiu-se especialmente bem com os AirPods Pro, com cancelamento de ruído, que vendeu 5,5 milhões de unidades no primeiro trimestre. A Samsung ganhou um impulso com o lançamento do seu Galaxy Buds +, que viu melhorias na qualidade do som e na duração da bateria. Enquanto os fabricantes chineses, como Redmi e QCY, utilizam a sua capacidade de cadeia de fornecimento para dominar o segmento básico de orçamento, a Huawei destacou-se pelo alto preço médio de venda de 151 dólares. Isso foi superior aos 145 dólares da Samsung, devido ao forte impulso por trás do FreeBuds 3, principal da Huawei”. O áudio, um dos aspetos principais da experiência moderna do utilizador digital, atraiu novos desenvolvimentos à medida que o mercado de streaming de áudio atravessa um novo boom. “Melhor qualidade de som não é a única melhoria esperada em dispositivos de áudio inteligentes”, refere Jason Low, analista sénior da Canalys. “Com a TWS, os fornecedores procuram facilitar o consumo de conteúdo pelos utilizadores, para além de otimizar o acesso a assistentes inteligentes. Através da integração fortemente unida a dispositivos inteligentes, como smartphones, espera-se que os dispositivos TWS se tornem mais inteligentes, permitindo que os utilizadores trabalhem, se exercitem, aprendam, relaxem e se divirtam com mais eficiência”. Segundo as previsões da Canalys, a TWS deverá crescer 29% em 2020, com as vendas a ultrapassar os 200 milhões de unidades. Espera-se que os dispositivos ganhem maior duração da bateria, miniaturização adicional, melhor conforto e recursos aprimorados, como cancelamento de ruído ativo, cobrindo uma faixa de frequência mais ampla. |