2025-3-08
A inovação em mercados emergentes e a integração de ecossistemas impulsionaram um crescimento de 11,2% nas vendas globais de dispositivos de áudio pessoal inteligente em 2024
Segundo a Canalys, as últimas previsões indicam que as vendas globais de dispositivos inteligentes de áudio pessoal alcançaram 455 milhões de unidades em 2024, representando um crescimento anual de 11,2%. Todas as categorias de produtos registaram um aumento nas vendas, com a China e outros mercados emergentes a servirem como principais impulsionadores do crescimento do setor. “Embora as marcas líderes tenham mantido posições estáveis no mercado, as estratégias de diferenciação estão cada vez mais a ganhar forma”, afirma Jack Leathem, Research Analyst da Canalys. Na categoria de ecossistema, empresas como a Apple reforçaram a sua vantagem competitiva através da integração profunda de hardware e software. Por sua vez, marcas como a Xiaomi e a Huawei estão a apostar na sua estratégia de ecossistema inteligente, tirando partido das sinergias com dispositivos IoT para melhorar a experiência do utilizador. No segmento de áudio premium, a Sony, a Bose e a Edifier controlam cerca de 25% do mercado de auscultadores sem fios, focando-se na rentabilidade ao direcionar os seus produtos para consumidores de alto padrão, com codecs de áudio avançados, certificações de alta resolução e parcerias estratégicas com plataformas de streaming. “As marcas emergentes estão a ganhar rapidamente força através de um posicionamento preciso no mercado”, acrescenta Leathem. Empresas como a Shokz e a Cleer Audio estão a entrar com sucesso nos segmentos de desporto e saúde, apostando em designs de formato aberto. Entretanto, a colaboração da Oladance com a AI Doubao impulsionou o desenvolvimento da tecnologia de tradução, uma abordagem amplamente replicada, que tem acelerado a expansão do produto para mercados estrangeiros com necessidades de comunicação multilingue. De acordo com a Canalys, estas marcas emergentes também adotam estratégias de preços diferenciadas, ajustadas ao poder de compra dos mercados locais onde operam, enquanto lançam produtos inovadores e específicos para cada região. Em termos regionais, a China liderou o crescimento do mercado de dispositivos de áudio, com uma taxa de 22%, seguida da Ásia-Pacífico (19%), EMEA (10%) e América Latina (7%). |