2025-3-08

BIZ

Vendas de dispositivos inteligentes de áudio crescem 11,2% em 2024

A inovação em mercados emergentes e a integração de ecossistemas impulsionaram um crescimento de 11,2% nas vendas globais de dispositivos de áudio pessoal inteligente em 2024

Vendas de dispositivos inteligentes de áudio crescem 11,2% em 2024

Segundo a Canalys, as últimas previsões indicam que as vendas globais de dispositivos inteligentes de áudio pessoal alcançaram 455 milhões de unidades em 2024, representando um crescimento anual de 11,2%. Todas as categorias de produtos registaram um aumento nas vendas, com a China e outros mercados emergentes a servirem como principais impulsionadores do crescimento do setor.

Embora as marcas líderes tenham mantido posições estáveis no mercado, as estratégias de diferenciação estão cada vez mais a ganhar forma”, afirma Jack Leathem, Research Analyst da Canalys.

Na categoria de ecossistema, empresas como a Apple reforçaram a sua vantagem competitiva através da integração profunda de hardware e software. Por sua vez, marcas como a Xiaomi e a Huawei estão a apostar na sua estratégia de ecossistema inteligente, tirando partido das sinergias com dispositivos IoT para melhorar a experiência do utilizador.

No segmento de áudio premium, a Sony, a Bose e a Edifier controlam cerca de 25% do mercado de auscultadores sem fios, focando-se na rentabilidade ao direcionar os seus produtos para consumidores de alto padrão, com codecs de áudio avançados, certificações de alta resolução e parcerias estratégicas com plataformas de streaming.

As marcas emergentes estão a ganhar rapidamente força através de um posicionamento preciso no mercado”, acrescenta Leathem. Empresas como a Shokz e a Cleer Audio estão a entrar com sucesso nos segmentos de desporto e saúde, apostando em designs de formato aberto.

Entretanto, a colaboração da Oladance com a AI Doubao impulsionou o desenvolvimento da tecnologia de tradução, uma abordagem amplamente replicada, que tem acelerado a expansão do produto para mercados estrangeiros com necessidades de comunicação multilingue.

De acordo com a Canalys, estas marcas emergentes também adotam estratégias de preços diferenciadas, ajustadas ao poder de compra dos mercados locais onde operam, enquanto lançam produtos inovadores e específicos para cada região.

Em termos regionais, a China liderou o crescimento do mercado de dispositivos de áudio, com uma taxa de 22%, seguida da Ásia-Pacífico (19%), EMEA (10%) e América Latina (7%).

Recomendado pelos leitores

Inetum, MEO e Accenture lideram adjudicações no setor público em Portugal
BIZ

Inetum, MEO e Accenture lideram adjudicações no setor público em Portugal

LER MAIS

MSP antecipam crescimento de receita em 2025 impulsionado por cibersegurança e IA
BIZ

MSP antecipam crescimento de receita em 2025 impulsionado por cibersegurança e IA

LER MAIS

Os dados, a analítica e a transformação digital no coração do negócio da BI4All
BIZ

Os dados, a analítica e a transformação digital no coração do negócio da BI4All

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.