2024-6-23
Apesar da descida no número de unidades vendidas, o preço médio de venda aumentou para mais de mil dólares
Ao longo do primeiro trimestre de 2024 as vendas de headsets de realidade aumentada e de realidade virtual diminuíram 67,4% em relação ao período homólogo do ano anterior. Esta diminuição deve-se à transição do mercado para incluir novas categorias como é o caso da realidade mista e da realidade alargada. No entanto, com a entrada da Apple no mercado o preço médio de venda aumentou para mais de mil dólares. Recentemente, a IDC reviu a sua classificação, incluindo duas novas categorias: a realidade mista, que vai permitir o utilizador ver o mundo real através de câmaras que estão viradas para o exterior, e a realidade alargada, que através de um ecrã transparente espelha o conteúdo de um outro dispositivo ou a visão simples de um ecrã. Apesar do declínio, a Meta voltou a liderar o primeiro trimestre de 2024 em termos de quota de mercado, enquanto a entrada recente da Apple no mercado permitiu a sua chegada ao segundo lugar. ByteDance, Xreal e a HTC completam os cinco primeiros lugares. Tanto o Quest 3 da Meta como o Vision Pro da Apple ajudaram a educar os utilizadores e atraiu developers para criar conteúdo de realidade mista. “Com a realidade mista a crescer, é esperado que os headsets só de realidade virtual venham a diminuir nos próximos anos, à medida que as marcas e os developers concebem novo hardware e experiências para ajudar os utilizadores a realizar a transição para realidade aumentada mais tarde”, refere Jitesh Ubrani, Research Manager da World Mobile Device Trackers na IDC. “Entretanto, os ecrãs com realidade aumentada vão conquistar a atenção dos consumidores, uma vez que já oferecem uma experiência de um grande ecrã e incorporam a inteligência artificial e os ecrãs de alerta num futuro próximo”, acrescenta. Apesar do crescimento em todo o mercado do preço médio de venda acima da marca dos mil dólares, isto não representa todos os produtos. Ramon T. Llamas, Reasearch Director da equipa de Augmented and Virtual Reality da IDC, explicou que este valor apenas se verifica nos headsets de realidade aumentada, e que os headsets referentes às outras classificações continuam abaixo desta marca. “Olhando para o futuro, prevê-se a diminuição do preço médio de venda em todos os produtos”, acrescenta Llamas. “Isto porque o mercado mundial continua nas suas fases iniciais, com os aparelhos de primeira e segunda geração mais caros, ate mesmo quando os primeiros consumidores os comprarem. Para atingirem o mercado de massas, os fabricantes vão ter de reduzir os preços dos equipamentos mais recentes e dos futuros”, remata. A IDC prevê que as vendas de headsets vão voltar a aumentar no final deste ano, com um aumento de 7,5% quando comparado a 2023. Os headsets mais recentes e preços mais baixos vão contribuir para uma reviravolta prevista no final deste ano. Além disso, está previsto que o fornecimento de headsets registe uma taxa de crescimento anual composta de 43,9% entre os anos de 2024 e 2028. |