2021-7-23
Apesar do atual aumento de vendas e receitas, devido à crescente reabertura da sociedade prevê-se um declínio dos números nos próximos meses
As vendas de comunicações unificadas aumentaram 76% no território europeu, em relação ao mesmo período de 2020, dizem dados da Context. Porém, prevê-se um abrandamento do crescimento na segunda metade do ano. "Os vendedores comentaram que a demanda está a diminuir, especialmente nas vendas de auriculares e câmaras, mas os pedidos pendentes estão a ser atendidos. Isto pode sugerir que o mercado de comunicações unificadas volte a níveis mais 'normais' no futuro próximo", assegura Sam Naman, diretor de investigação e desenvolvimento empresarial na Context. Os dados abrangem todo o mercado de comunicações unificadas, que ganharam grande popularidade com a educação e trabalho remotos. Isto inclui auriculares e auscultadores, câmaras, altifalantes, microfones, sistemas de sala, hubs, telefones IP e sistemas de exibição. As vendas cresceram ainda mais - 111% - se comparadas com os números de 2019, no mesmo período. Para o especialista, “no entanto, isso depende muito das circunstâncias de cada país, da região. Isto inclui a rapidez com que as restrições são relaxadas e os trabalhadores são incentivados a voltar ao escritório, bem como se há algum plano governamental para estimular as compras de IT, como aconteceu no Reino Unido". O governo britânico lançou a iniciativa Superdeduction, que permite que as empresas reduzam as contas fiscais em até 25 pences por cada libra que investem dispositivos de IT, o que deverá impulsionar as vendas nos próximos meses. É de notar que o Reino Unido, juntamente com a Alemanha, é responsável por quase 50% do volume de mercado nos seis principais países europeus - Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Polônia e Espanha – que tiveram um crescimento da receita anual de 64% e 88% em relação ao mesmo período de 2019, e um crescimento do volume anual de 80%, crescendo para 111% em relação a 2019. O aumento de vendas de dispositivos refletiu-se num crescimento de 56% das receitas de comunicações unificadas até à data e 103% em comparação com 2019. As vendas de unidades no primeiro trimestre – 5,4 milhões - refletiram um aumento anual de 74% e nos primeiros meses do segundo trimestre chegou rapidamente aos 75% (2,5 milhões de unidades). Contudo, com a reabertura da sociedade há uma tendência para o declínio das vendas e das receitas. Tendo em conta a dificuldade de igualar a demanda dos períodos de confinamento, espera-se que os índices caiam nos próximos meses. |