2023-2-01
A Samsung mantém-se líder de vendas com 22% de quota de mercado, seguida da Apple, que sofreu uma primeira queda de dois dígitos no último trimestre do ano
Os mais recentes dados da Canalys revelam que as vendas mundiais de smartphones caíram 18% no quarto trimestre de 2022, o que representa uma queda de 296,9 milhões de unidades. O top cinco dos principais vendedores de 2021 manteve-se em 2022, com a Samsung a garantir o primeiro lugar com uma quota de mercado de 22%, com 257,9 milhões de envios. Logo de seguida surge a Apple, com 19% de quota do mercado após uma primeira queda de dois dígitos durante este período. Seguem-se Xiaomi (13% do mercado), Oppo (10% do mercado) e Vivo (9% do mercado). Relativamente aos dados anuais, registou-se uma queda de 12% das remessas anuais, com menos 1,2 mil milhões de unidades por todo o mundo em 2022. Sanyam Chaurasia, analista da Canalys, sublinha que “apesar de terem mostrado alguma estabilização no 3º trimestre, a Ásia-Pacífico e a Europa sofreram os seus piores desempenhos na Q4 da história em 2022”, com um impacto forte para a Samsung e para a Apple. “Para 2023, a Apple e a Samsung estão mais bem posicionadas para navegar em incertezas contínuas graças ao seu domínio de alta qualidade”, disse Le Xuan Chiew, analista de investigação da Canalys. A Apple acelerou já a diversificação da produção nos modelos Pro de forma a responder à oferta e a mitigar os desafios de supply chain. De resto, a Samsung tem reforçado o seu portfólio, com a ajuda do segmento premium – série Fold. Os especialistas da Canalys preveem que 2023 será “um ano difícil”, com as tendências macroeconómicas a apontarem para um “risco crescente de recessão a nível mundial”. |