Diana Ribeiro Santos em 2022-2-18

BIZ

Case Study

VdA reformula dashboards de Business Intelligence

Recentemente, a VdA sentiu a necessidade de reorganizar os dashboards no sentido de melhorar a legibilidade e sofisticar a experiência de utilização, acrescentando e ajustando alguns dos indicadores de gestão

VdA reformula dashboards de Business Intelligence

A situação atual obrigou muitas organizações a terem de repensar e implementar novos modelos de gestão, mais focados no digital e mais ágeis para o negócio. Hoje, é imprescindível que as organizações consigam ter um rápido e fiável acesso às informações cruciais para tomarem as melhores decisões e, assim, reduzirem tempos de resposta, garantindo uma posição sólida, ativa, competitiva, inovadora e eficiente no mercado.

O desafio

Pela natureza do seu negócio, a Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados (VdA) tem contratos e documentos com centenas de páginas, adendas e módulos, o que dificulta a retirada de conclusões e informações.

Passados vários anos desde o lançamento da primeira versão dos dashboards de business intelligence, foi necessário desenvolver novos layouts que permitissem uma experiência de navegação e acesso mais funcional, integrada e apelativa aos dados e indicadores relevantes, por parte dos utilizadores finais, numa consulta que necessitam de realizar numa base corrente, mas não necessariamente diária.

A solução

A BI4All tem sido o Parceiro da VdA para a implementação e evolução dos conceitos de Data Warehouse, Reporting e Business Intelligence. Sendo este um projeto de reformulação, sobretudo num contexto de dar mais um salto qualitativo e quantitativo nos dashboards de gestão da VdA, a BI44All foi o Parceiro escolhido para o efeito.

Recentemente, a VdA reformulou os dashboards de Business Intelligence no sentido de melhorar a legibilidade e sofisticar a experiência de utilização, acrescentando e ajustando alguns dos indicadores de gestão.

“Foram desenvolvidos novos layouts que permitem uma experiência de navegação e acesso mais funcional, integrada e apelativa aos dados e indicadores relevantes, por parte dos utilizadores finais, numa consulta que necessitam de realizar numa base corrente, mas não necessariamente diária”, explica Rui Gorgueira, Executive Director da BI4All.

O cliente procurou uma abordagem que permitisse retirar insights de forma eficiente através keywords específicas, capitalizando, assim, esta base de conhecimento. Implementando a solução Knowledge Hub da BI4All, assente em Azure Search, a estrutura do cliente consegue, em apenas alguns minutos, consultar todos os documentos pertinentes para o contexto necessário.

A presença no Commercial Marketplace da Microsoft permite à BI4All expandir o seu negócio através de um selo de qualidade adicional, enquanto Parceiro, bem como acelerar a adoção da cloud Microsoft nos clientes, através do fornecimento de aplicações e serviços que respondem às necessidades dos seus negócios. “A Microsoft fornece uma plataforma cloud multifacetada que permite aos nossos Parceiros e clientes adotarem soluções inovadoras, tirando partido do melhor da tecnologia para otimizar as suas tarefas no dia a dia”, afirma Maria Malhão, Small and Medium Business Lead da Microsoft.

Os resultados

A adoção de soluções tecnológicas de data analytics e inteligência artificial permitem às empresas serem data-driven, isto é, serem empresas onde os dados são fundamentais para o processo de tomada de decisões, que têm respostas com maior precisão e velocidade, e uma maior agilidade nos seus processos.

Estas soluções permitem, entre muitos outros benefícios, o acompanhamento diário dos objetivos, encontrar novas oportunidades de negócio, reduzir riscos, reorganizar recursos, antecipar cenários e melhorar a eficiência operacional.

A VdA já contava com dashboards de Business Intelligence, no entanto, esta atualização permitiu criar um produto mais consensual, homogéneo e coerente em termos de apresentação e de qualidade de dados. Atualmente, a informação está facilmente acessível e interpretável, o que permite uma gestão mais eficiente e centralizada. O acesso é mais funcional, integrado e apelativo, permitindo que os utilizadores consigam fazer análises mais personalizadas e aprofundadas.

Segundo Rui Alves, Technology Director da VdA, “a dinâmica de utilização dos novos dashboards é bastante superior aos anteriores, quer em quantidade de utilização quer em diversidade, existindo assim um incremento na ordem dos 50% na utilização dos dashboards”.

Recomendado pelos leitores

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões
BIZ

Mercado de Infrastructure-as-a-Service deverá chegar aos 512 mil milhões

LER MAIS

Líderes de IT sentem falta de confiança antes de auditorias
BIZ

Líderes de IT sentem falta de confiança antes de auditorias

LER MAIS

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética
BIZ

Salesforce investe mais de mil milhões de dólares para transição energética

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.