Diana Ribeiro Santos em 2022-2-18

BIZ

Case Study

VdA reformula dashboards de Business Intelligence

Recentemente, a VdA sentiu a necessidade de reorganizar os dashboards no sentido de melhorar a legibilidade e sofisticar a experiência de utilização, acrescentando e ajustando alguns dos indicadores de gestão

VdA reformula dashboards de Business Intelligence

A situação atual obrigou muitas organizações a terem de repensar e implementar novos modelos de gestão, mais focados no digital e mais ágeis para o negócio. Hoje, é imprescindível que as organizações consigam ter um rápido e fiável acesso às informações cruciais para tomarem as melhores decisões e, assim, reduzirem tempos de resposta, garantindo uma posição sólida, ativa, competitiva, inovadora e eficiente no mercado.

O desafio

Pela natureza do seu negócio, a Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados (VdA) tem contratos e documentos com centenas de páginas, adendas e módulos, o que dificulta a retirada de conclusões e informações.

Passados vários anos desde o lançamento da primeira versão dos dashboards de business intelligence, foi necessário desenvolver novos layouts que permitissem uma experiência de navegação e acesso mais funcional, integrada e apelativa aos dados e indicadores relevantes, por parte dos utilizadores finais, numa consulta que necessitam de realizar numa base corrente, mas não necessariamente diária.

A solução

A BI4All tem sido o Parceiro da VdA para a implementação e evolução dos conceitos de Data Warehouse, Reporting e Business Intelligence. Sendo este um projeto de reformulação, sobretudo num contexto de dar mais um salto qualitativo e quantitativo nos dashboards de gestão da VdA, a BI44All foi o Parceiro escolhido para o efeito.

Recentemente, a VdA reformulou os dashboards de Business Intelligence no sentido de melhorar a legibilidade e sofisticar a experiência de utilização, acrescentando e ajustando alguns dos indicadores de gestão.

“Foram desenvolvidos novos layouts que permitem uma experiência de navegação e acesso mais funcional, integrada e apelativa aos dados e indicadores relevantes, por parte dos utilizadores finais, numa consulta que necessitam de realizar numa base corrente, mas não necessariamente diária”, explica Rui Gorgueira, Executive Director da BI4All.

O cliente procurou uma abordagem que permitisse retirar insights de forma eficiente através keywords específicas, capitalizando, assim, esta base de conhecimento. Implementando a solução Knowledge Hub da BI4All, assente em Azure Search, a estrutura do cliente consegue, em apenas alguns minutos, consultar todos os documentos pertinentes para o contexto necessário.

A presença no Commercial Marketplace da Microsoft permite à BI4All expandir o seu negócio através de um selo de qualidade adicional, enquanto Parceiro, bem como acelerar a adoção da cloud Microsoft nos clientes, através do fornecimento de aplicações e serviços que respondem às necessidades dos seus negócios. “A Microsoft fornece uma plataforma cloud multifacetada que permite aos nossos Parceiros e clientes adotarem soluções inovadoras, tirando partido do melhor da tecnologia para otimizar as suas tarefas no dia a dia”, afirma Maria Malhão, Small and Medium Business Lead da Microsoft.

Os resultados

A adoção de soluções tecnológicas de data analytics e inteligência artificial permitem às empresas serem data-driven, isto é, serem empresas onde os dados são fundamentais para o processo de tomada de decisões, que têm respostas com maior precisão e velocidade, e uma maior agilidade nos seus processos.

Estas soluções permitem, entre muitos outros benefícios, o acompanhamento diário dos objetivos, encontrar novas oportunidades de negócio, reduzir riscos, reorganizar recursos, antecipar cenários e melhorar a eficiência operacional.

A VdA já contava com dashboards de Business Intelligence, no entanto, esta atualização permitiu criar um produto mais consensual, homogéneo e coerente em termos de apresentação e de qualidade de dados. Atualmente, a informação está facilmente acessível e interpretável, o que permite uma gestão mais eficiente e centralizada. O acesso é mais funcional, integrado e apelativo, permitindo que os utilizadores consigam fazer análises mais personalizadas e aprofundadas.

Segundo Rui Alves, Technology Director da VdA, “a dinâmica de utilização dos novos dashboards é bastante superior aos anteriores, quer em quantidade de utilização quer em diversidade, existindo assim um incremento na ordem dos 50% na utilização dos dashboards”.

Recomendado pelos leitores

Lenovo regista crescimento recorde no terceiro trimestre fiscal de 2024/25
BIZ

Lenovo regista crescimento recorde no terceiro trimestre fiscal de 2024/25

LER MAIS

Arrow Electronics e Citrix anunciam Parceria exclusiva
BIZ

Arrow Electronics e Citrix anunciam Parceria exclusiva

LER MAIS

Westcon-Comstor estende acordo de distribuição da Splunk na EMEA
BIZ

Westcon-Comstor estende acordo de distribuição da Splunk na EMEA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

IT CHANNEL Nº 115 MARÇO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.