2018-4-30
Segundo a Gartner, o valor de negócio derivado da aplicação de Inteligência Artificial deverá alcançar um total de 1.2 biliões de dólares ($1.2 trillion) até ao final do ano, representando um aumento de 70% desde 2017. Este crescimento será maioritariamente impulsionado pela área de suporte/otimização da tomada de decisão
O valor global do negócio derivado da inteligência artificial (IA) deverá totalizar 1.2 biliões de dólares em 2018, um aumento de 70% em relação a 2017, de acordo com a Gartner. O valor de negócio derivado da IA deve atingir 3,9 biliões de dólares em 2022. "A IA promete ser a classe de tecnologias mais disruptiva dos próximos 10 anos devido aos avanços em poder computacional, volume, velocidade e variedade de dados, bem como avanços em Deep Neural Networks (DNN)”, indica John-David Lovelock, research vice-president na Gartner. “Uma das maiores fontes agregadas de produtos e serviços otimizados pela IA, entre 2017 e 2022, serão soluções de nicho especializadas numa única necessidade. Os líderes executivos vão aumentar o investimento nesses produtos, provenientes de milhares de fornecedores especializados e com foco restrito, com aplicações específicas dotadas de IA". Nos primeiros anos da IA, a experiência do cliente (CX) é a principal fonte de valor comercial derivado, uma vez que as organizações veem valor na utilização de técnicas de IA para melhorar cada interação com o cliente, com o objetivo de aumentar a obtenção e retenção de clientes. A este objetivo segue-se a redução de custos, à medida que as organizações procuram maneiras de usar a inteligência artificial para aumentar a eficiência dos processos de modo a melhorar a tomada de decisões e automatizar mais tarefas. No entanto, em 2021 a novas receitas tornar-se-ão o objetivo dominante, à medida que as empresas identificam valor para os seus negócios no decorrer utilização de IA para aumentar as vendas de produtos e serviços existentes, bem como para detetar oportunidades de novos produtos e serviços. "A longo prazo, o valor comercial da IA dirá respeito a novas possibilidades de receita", nota o analista da Gartner. Analisando o valor de negócio projetado consoante tipo de IA, o suporte/otimização da tomada de decisão representará 36% do valor comercial global derivado da IA em 2018. Até 2022, suporte/otimização da tomada de decisão terá ultrapassado todos os outros tipos de iniciativas de IA e corresponderá a 44% do valor global de negócios derivados da IA. Os agentes virtuais permitem que as empresas reduzam os custos de mão-de-obra ao assumir as solicitações e tarefas simples de um call center, help desk e outros agentes humanos de serviços representarão 46% do valor global de negócios derivado da IA em 2018 e 26% até 2022, à medida que outros tipos de AI amadurecem e contribuem para o valor comercial. Os sistemas de automação de decisão usam IA para automatizar tarefas ou otimizar processos de negócios. Por enquanto, a automação de decisão corresponde a apenas 2% do valor global de negócios derivados da IA em 2018. Segundo a Gartner, aumentará para 16% até 2022. Os produtos Smart representam 18% do valor global de negócios derivados da IA em 2018, mas diminuirão para 14% até 2022, à medida que outros tipos de sistemas baseados em DNN amadurecem. Os produtos smart dispõem de IA, geralmente na forma de sistemas cloud com a capacidade de integrar dados sobre as preferências do utilizador em vários sistemas e interações para hiperpersonalizar a experiência e impulsionar o engagement. |