Pela primeira vez na história, mais de 50 por cento da população mundial vive em áreas urbanas e estima-se que perto de 70 por cento da população irá viver em cidades em 2050. Este processo de migração em curso cria oportunidades sem precedentes, mas também intensifica problemas como infraestruturas envelhecidas, riscos para a saúde pública e segurança, poluição, crime e tráfego.
Através da iniciativa Microsoft CityNext, a Microsoft e a Unisys irão apoiar os responsáveis das organizações a fazer “novo com menos”, combinando o poder da tecnologia com ideias inovadoras para ligar governos, empresas e cidadãos com serviços municipais que melhoram eficiências, reduzem custos, estimulam um ambiente mais sustentável e desenvolvem as comunidades onde as pessoas prosperam.
A Unisys traz a sua vasta experiência em soluções multicanal para o sector público para a iniciativa Microsoft CityNext. A Unisys trabalhou recentemente com o Município de Matosinhos, no distrito do Porto, para implementar uma plataforma Microsoft de entrega de serviços robusta com funcionalidades web, para melhorar a experiência de utilização para os cidadãos. O Município gere milhares de pedidos por dia, desde consultas sobre impostos e benefícios pessoais até atualizações sobre trabalhos em curso em estradas e restrições de tráfego.
O serviço web disponibilizado canaliza estes pedidos, por forma a dar aos cidadãos acesso fácil à informação online de que necessitam e redirecionar pedidos adicionais diretamente para as equipas internas adequadas, para garantir uma resposta atempada. Após a implementação, a eficiência aumentou de forma significativa e o Município registou uma redução de 40% no tempo necessário para gerir e responder aos pedidos dos seus cidadãos.
A Citizen Interaction Solution (CIS) da Unisys, uma proposta de valor conjunta com a Microsoft, é uma framework que permite estabelecer um relacionamento mais próximo entre organizações e cidadãos, transformando operações e infraestruturas e acelerando a inovação. Criada para ser implementada on-premise, ou entregue num modelo cloud, a CIS é uma solução multicanal que orquestra processos de balcão e de back-office para racionalizar processos nos serviços ao cidadão, produtividade e também processos internos de governação.
“A tecnologia irá moldar as cidades do futuro, através da aceleração da inovação, potenciando novos espaços de conversação e o fluxo de informação entre cidadãos, entidades da Administração Pública e empresas”, afirmou Bart Steukers, General Manager para a Europa Continental da Unisys. “Estamos muito satisfeitos por sermos parte de uma iniciativa que está empenhada em criar um espaço mais sustentável, saudável e seguro onde os cidadãos vivam. Em conjunto, a Microsoft e a Unisys irão criar novas oportunidades para as organizações que estão a procurar entregar serviços novos e inovadores ao público.”.
“Estamos entusiasmados com a parceria da Unisys para a iniciativa Microsoft CityNext. A Microsoft prioriza colocar as pessoas e os parceiros em primeiro lugar nas nossas iniciativas e o Microsoft CityNext não é diferente”, afirmou Laura Ipsen, Vice-Presidente Corporativa da Unidade Mundial de Setor Público na Microsoft. “Apesar de as cidades estarem a registar tensões acrescidas devido aos desafios económicos que enfrentam, acreditamos que uma nova era de inovação irá criar oportunidades para as pessoas utilizarem a tecnologia para desenvolver o que nunca pensaram ser possível. Sentimo-nos inspirados pelo nosso ecossistema diversificado de parceiros e sabemos que, trabalhando em conjunto, podemos ajudar as cidades a concretizarem o seu potencial”. |