2015-5-07
Os planos para o tão aguardado digital single market, que deverá aumentar a competitividade da Europa face aos EUA ao eliminar as barreiras ao comércio online, foram revelados esta quarta-feira, dia 6 de maio, pela Comissão Europeia. Os responsáveis europeus esperam que o mercado único digital venha a traduzir-se num aumento do PIB na zona euro na ordem dos 400 mil milhões de euros ao ano
Os planos para inverter a fragmentação das compras e de serviços online na Europa abrangem tanto o e-commerce em si como a própria infraestrutura de rede e banda larga.
A Comissão Europeia deu a conhecer um conjunto de medidas que pretendem impulsionar o mercado único digital e eliminar práticas discriminatórias praticadas por cada país, por motivos comerciais. As 16 medidas apresentadas deverão avançar até ao final de 2016, de acordo com o que avançou o executivo. “Existem cem milhões de cidadãos europeus, sentados em casa, que gostariam de aceder a conteúdo digital, música e livros eletrónicos de outras nações da UE, mas não podem por causa dos bloqueios por país”, referiu Andrus Ansip, vice-presidente da Comissão Europeia. “O mercado único digital não existe atualmente na União Europeia. Temos 28 mercados relativamente pequenos, 28 regulamentações, que são excelentes, mas que estão a criar barreiras entre Estados-membros”, acrescentou. Ansip disse mesmo que a Europa ficará para trás se não criar condições de igualdade para os compradores e para as empresas do universo online. |