2020-10-01

BIZ

Advertorial

Uma pandemia ao serviço da transformação digital das organizações

Se dúvidas houvesse sobre a criticidade no que à transformação digital e implementação de ferramentas de mobilidade nas organizações diz respeito, a situação de pandemia que vivemos veio, sem dúvida, tornar muito visível para todas as empresas a necessidade de aceleração deste processo

Uma pandemia ao serviço da transformação digital das organizações

E também nesta situação, a pandemia é totalmente democrática. Chega a todos os setores e a empresas de todas as dimensões.

À medida que as empresas começam a planear os próximos meses e anos, estão a tomar decisões difíceis com as melhores informações disponíveis mais ainda com muitas incógnitas, incluindo a possibilidade de a pandemia se estender no tempo, e de terem que ser implementadas novas mudanças em áreas tão diversas, como a educação, as viagens, as vendas a retalho, entre outras, mantendo uma perspetiva económica carregada de incertezas, e por certo viver com a necessidade permanente de adaptabilidade a novos cenários.

A pandemia da COVID-19 tem vindo a testar a capacidade de resposta das empresas fornecedoras de soluções de TI aos desafios das organizações, e este contexto trará (está já a trazer) mudanças estruturais no mercado. A pandemia levará por certo empresas de todos os setores a reavaliar e a fazer mudanças duradouras nas suas políticas de trabalho e a procurarem soluções para proteger os seus negócios a longo prazo.

O que a vertigem dos acontecimentos dos últimos meses veio comprovar é que de repente as empresas viram-se confrontadas com a necessidade de se reinventarem a todos os níveis e um deles foi exatamente a forma como o trabalho é realizado.

As empresas que achavam que teriam ainda muito tempo para iniciar verdadeiros projetos de transformação digital e implementar novas tecnologias para suportar a forma como o trabalho era realizado, depararam-se de um momento para o outro dentro de um abismo de sistemas que não comunicavam, workflows baseados em papel e trabalhadores que não possuíam ferramentas de trabalho remoto.

Segundo o estudo recente da Xerox “Future of Work” - os maiores desafios tecnológicos que os líderes enumeraram foram:

• Dificuldade no suporte remoto de TI (35%)

• Soluções inadequadas de fluxos de trabalho (27%)

• Ausência de ferramentas de comunicação e colaboração (22%)

• Ausência de soluções baseadas na cloud (10%)

Em Portugal, a realidade sentida na maioria das empresas confirmou largamente os resultados que o estudo apurou. A transformação digital das organizações passa por transformar documentos em papel, não apenas em arquivos digitais, mas em verdadeiros recursos digitais.

Digitalizar é a parte mais simples do processo, mas o desafio reside no facto de não ser possível gerir informação sensível de forma segura ou, para além de arquivar, conseguir indexar e extrair dados críticos ao desenvolvimento diário das operações, necessários para fazer avançar o negócio.

Se o foco está nas pessoas, não há transformação digital sem ferramentas de mobilidade

Todos os indicadores pré-pandemia apontavam na mesma direção: era necessário dotar as organizações e os colaboradores de ferramentas de trabalho mais inteligentes.

O que o estudo “Future of Work” revela, é que mais de 60% das empresas ainda estavam à procura do melhor momento para realizar estas mudanças e foram obrigadas a dar uma resposta de forma quase instantânea, dado que por força do teletrabalho, se encontraram no centro de uma transformação tecnológica, para a qual muitas não estavam preparadas.

Sabemos que o regresso ao local de trabalho está a ocorrer, mas existem muitas dúvidas sobre como este regresso será concretizado e que novas ferramentas serão necessárias para suportar uma realidade de trabalho híbrida (num misto de trabalho no escritório e remoto). A verdade é que todas as empresas trabalham de forma diferente, mas num ponto não existem dúvidas. Não há trabalho remoto sem infraestrutura de TI, segura e conectada, sem cloud, sem ferramentas de colaboração e sem soluções tecnológicas adaptadas a um local de trabalho híbrido. Das tarefas mais simples às mais complexas, o trabalho tem de ser realizado em qualquer local, sem impactos na produtividade e em especial, sem impactos na segurança da informação.

Não há mobilidade sem cloud e não pode haver cloud sem segurança

Antes da COVID-19 e da implementação do trabalho em casa, um terço das empresas afirmava que a segurança de acesso à rede e à informação eram os grandes desafios do teletrabalho.

A realidade é que apesar de a generalidade das empresas ter acelerado os seus processos de transformação para se adaptarem ao trabalho remoto e agora a uma realidade de trabalho híbrido, a mobilidade da força de trabalho é ainda um enorme desafio.

Não é suficiente pensarmos que apenas porque o trabalho remoto é uma realidade, tudo o que é necessário para que esse trabalho seja efetivo acontece por si só.

Enquanto as empresas não transformarem processos complexos e longos, em fluxos simples e digitais, de nada servirá terem ferramentas de mobilidade.

É necessário envolver as equipas, simplificar processos, remover o papel da equação, e transformar os fluxos de trabalho para que tenham o menor número de etapas possíveis, e assim, obter eficiência máxima.

E, se necessário, investir na formação das equipas sobre como trabalhar e aceder aos sistemas remotamente.

Na maioria das empresas (micro e PMEs portuguesas), o conceito de utilização da cloud são ainda sistemas híbridos muito insípidos onde a ligação existe, mas quase desligada do centro do trabalho e do negócio. Para os colaboradores a trabalhar em mobilidade, isso significa que os processos e fluxos documentais continuam fechados nos servidores da empresa, e só com grande dificuldade e dispêndio de tempo é possível aceder aos mesmos. Mas ao se colocar a cloud como essencial na forma como se trabalha e partilha informação, isso significa uma integração perfeita como todos os dispositivos móveis.

Mobilidade "as a Service"

Já pré-COVID-19 o estudo da Quocirca “Print 2025 Evolution or Revolution?” indicava que até 2025, 50% dos empregados estariam a trabalhar maioritariamente fora do tradicional local de trabalho. Se o conceito de Mobilidade como um Serviço (Mobility as a Service - MaaS) já fazia sentido, hoje então é imprescindível. Neste modelo, a informação é customizada em tempo real, e o foco está nas pessoas e nas suas necessidades.

A transformação digital torna as operações corporativas mais ágeis e integradas. Nunca foi tão rápido enviar mensagens, trocar informações ou conectar diferentes áreas e escritórios para encaminhar um documento ou discutir planos, projetos ou mesmo estratégias. Essa dinâmica tem implicado mudanças consideráveis em praticamente todos os mercados, entre eles o da impressão.

Apesar da expansão das novas tecnologias e conceitos, não se pode dizer que as impressoras tenham perdido espaço. Na verdade, as soluções de impressão estão a reinventar-se para atender às novas exigências das organizações. Se é verdade que hoje um Multifuncional é um equipamento comoditizado, a realidade é que as organizações estão a descobrir que podem ir muito além da impressão com os SMART MFP’s.

Mas mais do que imprimir documentos, o que as empresas procuram são ferramentas e serviços que agreguem valor às rotinas de trabalho. Ao se conseguir criar processos contínuos e sem bottle necks para os trabalhadores, as empresas estão a capacitar a organização como um todo, aumentando a produtividade e os seus resultados. Dessa forma, estaremos numa verdadeira estratégia Win/Win. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Xerox

TAGS

Xerox

Recomendado pelos leitores

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha
BIZ

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha

LER MAIS

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria
BIZ

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria

LER MAIS

Atos negoceia venda de computação avançada por 500 milhões de euros
BIZ

Atos negoceia venda de computação avançada por 500 milhões de euros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.