2016-6-03
A Toshiba vai concentrar-se exclusivamente no mercado empresarial, na Europa. O fabricante justifica a decisão com o facto do mercado doméstico ser pouco lucrativo
A Toshiba Europa tem uma nova estratégia, que não envolve o consumo. O plano traçado prevê que até ao próximo mês de outubro o fabricante abandone completamente este mercado na Europa. Este novo posicionamento da marca no continente europeu vem acompanhado de uma consequente reformulação da organização, que afetará as equipas alojadas em vários países. Ao concentrar os seus esforços no mercado empresarial, apenas, a Toshiba espera alcançar maior rentabilidade. Em comunicado, a empresa refere que a sua estratégia para o B2B implicará "desenvolver, fabricar e comercializar as linhas Tecra e Portégé". Nos EUA e no Japão a Toshiba continuará a endereçar o mercado doméstico. Expetativas depositadas nos dois-em-umA Toshiba irá concentrar-se nos notebooks ultrafinos e nos tablets e dois-em-um convertíveis - estes últimos têm sido um dos segmentos de produto que mais tem crescido. O stock de PCs existente continuará a ser vendido e o fabricante revelou que quem adquira equipamentos da linha de consumo, ou que os tenha adquirido recentemente, continuará abrangido pela garantia. Recorde-se que as dificuldades sentidas pela Toshiba no mercado dos PCs foram já abordadas num passado recente, quando surgiram rumores de uma mega fusão da sua divisão de informática com a Fujitsu e a Vaio, entretanto negadas pelo fabricante. Atualmente, o conglomerado japonês Toshiba conta com 197 mil colaboradores em todo o mundo, em divisões de negócios industriais que vão desde energia atómica, semicondutores, eletrodomésticos ou PCs. Entre as muitas invenções e patentes que a R&D da Toshiba desenvolveu, destaca-se na área da eletrónica a criação da memória Flash como a conhecemos atualmente. Porém, o conglomerado está a atravessar tempos difíceis depois de ter sido detetado em 2015 que os resultados da companhia transmitidos ao mercado estiveram inflacionados nos últimos anos, o que gerou uma crise de confiança por parte dos investidores. |
Recentemente, a Toshiba chegou a acordo com a Canon para a venda da sua divisão médica (imagiologia) por perto de seis mil milhões de dólares, como parte da sua estratégia de obter liquidez para restruturar as suas atividades. |
Em 2014 a Toshiba estava longe de imaginar que viria a vender a sua divisão médica. |